Cidade de Deus é um dos filmes brasileiros mais bem sucedidos da história do nosso cinema. Lançado em 2002, o filme veio em uma época em que o Cinema Nacional vivia uma fase conhecida como renascimento, onde após mais de uma década de pouco brilho, surgiram títulos como Central do Brasil (1998), de Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro, que vieram para trazer novos ares.
Tratando sobre a ascensão do crime organizado na Cidade de Deus, uma comunidade que se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro, o filme se destacou por seus méritos técnicos e narrativos e foi altamente aclamado pela crítica mundial.
Dito isso, hoje separamos 8 curiosidades que você talvez não saiba sobre esse sucesso da Sétima Arte nacional. Vamos a elas!
Comunicação
Filmado numa época em que telefones ainda eram raros, para que a comunicação fosse feita entre elenco e equipe do filme, eram utilizados telegramas.
Diretor
O diretor do filme foi Fernando Meirelles. Um dos maiores nomes da indústria brasileira contemporânea, ele hoje em dia até carreira no exterior já fez, onde inclusive dirigiu o sucesso Dois Papas (2019), da Netflix.
Elenco
A maior parte do elenco do filme era formado por moradores de comunidades do Rio de Janeiro na vida real. Depois de selecionados nos testes, os indivíduos passavam por aulas de atuação para se aprimorarem para os papéis.
Escola de atores
Por conta do que foi dito anteriormente, foi fundada até mesmo uma Escola de atores, localizada na fundição progresso, no bairro da lapa, no Rio de Janeiro. As aulas eram lideradas por Guti Fraga, famoso preparador de elenco, com acompanhamento de Meirelles e sua codiretora, Katia Lund.
Irmãos na vida real
Cabeleira e Bené são os dois famosos irmãos de Cidade de Deus. Porém, acontece que na vida real eles também são, já que os atores que os interpretaram são Jhonathan e Phellipe Haagensen.
Editor
Para a edição do filme, Meirelles escolheu Daniel Rezende. Na época em início de carreira, atualmente Rezende também é um dos maiores nomes da nossa indústria. Ele hoje também é diretor e comandou Bingo: O Rei das Manhãs (2017) e Turma da Mônica: Laços (2019).
Vida Real
Quase todos os personagens do filme foram baseados em pessoas reais, como é o caso de Zé Pequeno, Bené e Mané Galinha. Já o Cenoura não existiu na vida real em si, porém, foi inspirado no traficante real chamado Ailton Batata.
Oscar
Cidade de Deus, apesar de não ter vencido nenhum deles, é o único filme brasileiro até hoje a ser indicado em 4 categorias do Oscar, sendo elas: Melhor Diretor, Melhor Roteiro adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotgrafia.
Fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!
Leave a Reply