Harrison Ford 80 anos: 5 papéis mais icônicos para celebrar a carreira do astro!

Harrison Ford 80 anos: 5 papéis mais icônicos para celebrar a carreira do astro!

Harrison Ford celebra hoje seus 80 anos de idade. Com mais de 40 anos de carreira, o ator sedimentou seu nome como um dos mais rentáveis e bem-sucedidos astros de Hollywood, interpretando personagens icônicos que marcariam gerações e mais gerações de apaixonados por cinema.

Dito isso, em forma de celebrar a trajetória vitoriosa de Ford nas telas, decidimos relembrar cinco de seus principais papéis!

Bob Falfa

Loucuras de Verão (1973)

Harrison Ford fez sua estreia nas telas em 1966, com uma ponta no longa O Ladrão Conquistador. Após outros pequenos papéis, por não ter conseguido nenhum trabalho de prestígio, Ford optaria por largar a carreira de ator e se dedicar a carpintaria. Mais tarde, ele se tornaria um marceneiro prestigiado no meio de Hollywood, trabalhando para nomes como os de Francis Ford Copolla e George Lucas. Dito isso, foram nessas ocasiões em que a sorte do ator começou a mudar. Em 1973, Lucas escalaria Ford para viver o personagem Bob Falfa, no seu filme Loucuras de Verão. Apesar de ainda ser um papel menor dentro da trama do longa, esse foi o primeiro trabalho de maior destaque da carreira de Harrison Ford. No filme, antes do chamado da vida adulta, um grupo de jovens prestes a ingressar na faculdade decide se divertir com seus carros pelas ruas de uma pequena cidade na Califórnia.

Han Solo

Saga Star Wars (1977-2015)

Não seria exagero afirmar que Ford deve uma parte considerável de seu sucesso a George Lucas. Após Loucuras de Verão, Lucas entrou a fundo na concepção e produção do primeiro longa da saga Star Wars (1977). Dito isso, no processo de escolha do elenco para o filme, para o trio protagonista, o cineasta estava decidido em dar uma chance a três desconhecidos. Assim, o papel de Luke Skywalker ficaria nas mãos de Mark Hammil, Carrie Fisher intepretaria a Pricesa Leia e Harrison Ford, por sua vez, foi o escolhido para viver o contrabandista canastrão Han Solo. Apesar de Ford já ter dado a entender inúmeras vezes que não é lá muito fã de seu próprio papel como Solo, alegando não ficar muito satisfeito com a associação direta de seu nome ao do herói, nem mesmo o ator seria capaz de negar que todo o charme e personalidade marcante de Han Solo nas telas se deram por conta de sua atuação. Em 2015, ele se despediu do papel, no longa Star Wars: O Despertar da Força.

Indiana Jones

Saga Indiana Jones (1981-atualmente)

Mais um projeto de George Lucas, agora em parceria com Steven Spielberg, seu amigo de longa data, o papel de Indiana Jones, herói que faria sua primeira aparição no filme Os Caçadores da Arca Perdida (1981), é tão icônico na carreira de Harrison Ford quanto o de Han Solo (ou até ainda mais). Nessa ocasião, porém, foi Spielberg quem conseguiu convencer Lucas a escalar Ford para interpretar o lendário arqueólogo. O criador de Star Wars era contrário a ideia por conta de Harrison já ser parte de sua saga sobre uma galáxia muito distante, desejando que fosse Tom Selleck o intérprete de Indiana. Porém, ele teria seus planos frustrados (ainda bem!) por conta de conflitos de agenda de Selleck, que na época interpretava o protagonista homônimo da série de televisão Magnum. Em 2023, Harrison Ford se despedirá do chapéu e do chicote, no quinto e último filme sobre o aventureiro.

Rick Deckard

Blade Runner: O Caçador de Andróides (1982)

Em Blade Runner: O Caçador de Andróides, Harrison Ford interpreta o policial Rick Deckard. De produção problemática, o longa do cineasta Ridley Scott já teve cerca de de sete versões diferentes, já que as primeiras, lançadas nos cinemas em 1982, não foram bem-recebidas pelas audiências e pela crítica da época. O filme só chegaria no chamado “Final Cut” no ano de 2007, sendo considerado, hoje em dia, uma das maiores ficções-científicas da história do cinema. Na trama, Rick Deckard é um chamado caçador de replicantes- andróides criados por humanos que, devido a um incidente específico, passam a ser considerados ilegais na terra. Assim, quando três replicantes chegam a cidade de Los Angeles para fazer um pedido inusitado ao seu criador, caberá a Deckard encontrá-los. Em 2017, Ford reprisou o papel do policial em Blade Runner 2049.

John Book

A Testemunha (1985)

Em A Testemunha, com direção de Peter Weir, Harrison Ford também interpreta um policial. Dessa vez, porém, um muito diferente de Rick Deckard. No filme, somos apresentados a história de Rachel e seu filho, Samuel, um menino que presencia o assassinato de um policial em uma estação de trem e reconhece o assassino como sendo um outro policial. Para protegê-los, John Book (Ford), investigador encarregado do caso, decice levar os dois de volta para a comunidade amish, da qual eles fazem parte. A comunidade, porém, se recusa a viver os costumes da vida moderna. Assim, quando se faz necessário que Book permaneça com a mãe e seu filho, ele deverá se adaptar a um novo estilo de vida. O longa nos apresentou um Harrison Ford se arriscando em um tipo de papel diferente do que o astro estava habituado, de maior exigência dramática. Inclusive, por conta de seu desempenho, no Oscar de 1986 Ford conquistou uma indicação na categoria de Melhor Ator, sua primeira e única até o momento.

Menção Honrosa

O Fugitivo (1993)

Nos anos 90, outro papel que marcou a carreira de Harrison Ford foi no filme O Fugitivo, em que ele interpreta um cirurgião acusado injustamente de ter assassinado a sua própria esposa.

Para mais informações fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Twitter

YouTube

Confiram também o InstaGeek88


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.