A corrida pelo Oscar 2025 ganhou um forte concorrente brasileiro: Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Selton Mello. O filme, que já conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024, concorre em três categorias da maior premiação do cinema: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres como uma das favoritas. O longa reacendeu a esperança de um reconhecimento inédito para o cinema falado em português na cerimônia da Academia.
Selton Mello, protagonista da obra, conversou com o Omelete sobre as expectativas em torno da produção e a possibilidade de repetir o feito histórico de Parasita, que, em 2020, se tornou o primeiro filme não falado em inglês a vencer o Oscar de Melhor Filme. “Será que somos o novo Parasita? Será que teremos o primeiro filme falado em português a ganhar um Oscar? Será que não vamos ganhar nada? E isso não é demérito nenhum, porque é um filme tão importante”, refletiu o ator. Ele destacou o impacto da obra no cenário cinematográfico brasileiro: “Ele encheu as salas de cinema de novo, devolveu uma autoestima para o cinema brasileiro, para a arte, os artistas, as pessoas sensíveis que querem contar essas histórias bonitas”.
A produção tem sido bem recebida internacionalmente, lotando salas no Reino Unido, atingindo mais de 300 mil espectadores na França e marcando presença em mais de 70 cidades da Espanha. “É um negócio muito grande o que está acontecendo com esse filme. É um filme muito vitorioso já. O Oscar seria a cereja do bolo, mas assim, o bolo ainda tá gostoso sem a cereja também”, completou Mello.
- Ainda Estou Aqui brilha no Gold Derby Awards e fortalece campanha rumo ao Oscar 2025
- Oscar 2025: Fernanda Torres e Demi Moore surgem como favoritas a Melhor Atriz no Oscar, segundo votação
O filme é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e retrata uma família de classe média do Rio de Janeiro durante a ditadura militar nos anos 1970. A narrativa acompanha o drama de Eunice (Fernanda Torres) e seus filhos após a prisão e desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (vivido por Selton Mello), pelos militares.
Apesar das indicações, Walter Salles não foi lembrado na categoria de Melhor Direção. Ainda assim, a força do longa pode surpreender na premiação, marcando uma virada histórica para o cinema brasileiro.
A cerimônia do Oscar 2025 será transmitida pela TNT na TV a cabo e pelo streaming no Max. Já na TV aberta, a Globo dará prioridade à premiação em quase todos os estados, com exceção do Rio de Janeiro, onde a cobertura do desfile das escolas de samba seguirá como foco principal.
Se Ainda Estou Aqui sairá vencedor ou não, ainda é uma incógnita. Mas o impacto do filme já o coloca entre as maiores conquistas do cinema nacional recente.
Leave a Reply