TUDO SOBRE O WOLVERINE!

TUDO SOBRE O WOLVERINE!

Introdução ao Personagem

Wolverine/Logan foi criado por Roy Thomas (na época editor chefe da Marvel), Lein Wein e John Romita. Sua primeira aparição foi na edição 180 da revista mensal do Hulk (The Incredible Hulk), em novembro de 1974. Apesar disso, somente na edição seguinte (181) que o herói canadense fez uma participação mais significativa. Mais tarde o personagem mutante se juntaria aos X-Men e nas mãos do roteirista Chris Claremont (o maior autor de X-Men na história dos quadrinhos) e do desenhista John Byrne, se tornaria famoso pelo seu protagonismo nas histórias da equipe de heróis, virando rapidamente um dos mais populares personagens da Marvel Comics.

Capa de The Incredible Hulk #181.

A ideia da criação do Wolverine era de um herói canadense inspirado no mamífero conhecido como carcaju, que entre características estão ser relativamente pequeno e com garras, além de ser carnívoro. O herói seria então um mutante com garras, de baixa estatura e com personalidade “feroz”. Além disso, Wolverine possui características de anti-heróis dos quadrinhos que começaram a se popularizar após a Guerra do Vietnã.

Fofura!

Em outras mídias, o mutante já foi adaptado para a televisão em animações, videogames e, principalmente, no cinema, onde foi interpretado por mais de 15 anos pelo ator Hugh Jackman.

Quadrinhos para Conhecer o Wolverine

Wolverine (Eu, Wolverine)

Wolverine 1-4, de 1982, por Frank Miller e Chris Claremont.

Nessa história, que serviu de inspiração para o filme de 2013 Wolverine Imortal, o lendário quadrinista Frank Miller une forças com o maior autor de X-Men, Chris Claremont, para contar uma história solo do mutante. Wolverine viaja para o japão atrás de Mariko, o amor de sua vida que está tendo problemas com a máfia local. Repleta de icônicos momentos, esse quadrinho se tornou um dos favoritos dos fãs do herói e ficou marcado por sua frase de abertura, imortalizada como um tipo de “Com Grandes poderes vem grandes responsabilidades” de Logan: “Eu sou o melhor no que faço, mas o que eu faço não é o melhor”.

Velho Logan

Old Man Logan, de 2008-2009, por Mark Millar e Stevie McNiven.

Mark Millar, um dos maiores nomes da indústria dos quadrinhos contemporânea, une forças aqui com Stevie McNiven para uma história mostrando o Universo Marvel 50 anos no futuro. Nele, os vilões venceram, conquistaram os Estados Unidos e aniquilaram boa parte dos heróis. Logan, junto da maioria dos heróis sobreviventes, está aposentado e jurou nunca mais usar suas garras depois de um trágico incidente envolvendo seus companheiros X-Men. Porém, um convite do Gavião Arqueiro para uma viagem ao longo do território americano fará com que o mutante seja obrigado a voltar a ativa. A história se tornou um jovem clássico e serviu de inspiração (em partes) para o filme Logan, de 2017.

Arma X

Weapon X, de 1991, por Barry Windsor-Smith.

Barry Windsor-Smith escreve e ilustra esse quadrinho que se tornou uma das principais histórias do personagem. Nele acompanhamos a história de como Wolverine passou pelo processo da transformação com Adamantium e se tornou assim a “Arma X” que nomeia o título. Aqui vemos uma interpretação extremamente influente de todo o processo que transformou Logan em sua versão famosa e popular. Ela serviu de inspiração para a origem, história e representação do personagem em adaptações para outras mídias.

Wolverine: Origem

Wolverine Origin, de 2001-2002, por Paul Jenkins, Andy Kubert e Richard Isanove.

Aqui não temos muito o que explicar, tendo em vista que o título do quadrinho já é bem sugestivo em relação do que ele se trata. Basicamente acompanhamos a história da origem do Wolverine, desde sua infância até se tornar o herói que conhecemos. O trio de autores foi contratado pela Marvel para fazer uma história que servisse como origem definitiva para o personagem.

Inimigo do Estado

Wolverine: Enemy of the State, de 2005, por Mark Millar e John Romita Jr.

Esta história marca mais um grande feito do roteirista Mark Millar para o Wolverine. Além dele, John Romita Jr. (Filho de John Romita, um dos criadores do mutante) assina a arte do quadrinho. Aqui vemos Wolverine sob controle da Hydra e da Mão, se tornando uma espécie de assassino a serviço dessas organizações.

Adaptações para outras mídias

Wolverine já foi adaptado para outras mídas além dos quadrinhos. Na televisão, por exemplo, ele participou de animações de sucesso dos X-Men. Nos anos 90, esteve em X-Men: A Série animada (1992-1997). Na década seguinte apareceu em X-Men: Evolution (2000-2003), onde era um professor do instituto Xavier, e protagonizou a nova animação Wolverine e os X-Men (2009). Também participou do filme animado de 2009 Hulk Vs. Wolverine.

Imagem da animação dos x-men dos anos 90 com Wolverine em posição de destaque.

Porém, apesar do que foi dito anteriormente, a adaptação mais popular do herói foi para o cinema. O ator australiano Hugh Jackman ficou mundialmente famoso por dar vida a Logan por incríveis 17 anos. Ele chegou a entrar para o Guiness como ator que interpretou por mais tempo um mesmo personagem no cinema. Foram nove vezes em que Jackman vestiu as garras do herói em filmes. São eles: X-men: O Filme (200), X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006), X-Men Origens: Wolverine (2009), X-Men: Primeira Classe (2011), Wolverine Imortal (2013), X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014), X-Men: Apocalipse (2016) e Logan (2017).

Curiosidades

Início um pouco diferente

No início, nas primeiras aparições do Wolverine nas histórias do Hulk, o personagem se tratava na verdade de um jovem utilizando luvas com garras.

Poderes e Influência

Além de suas garras revestidas de Adamantium, Wolverine possui superforça e o famoso fator de cura. Graças a esse último, o personagem é quase imortal e esteve presente em vários momentos da história da humanidade, como a Segunda Guerra Mundial, onde serviu como um soldado e chegou a ajudar o Capitão América em uma missão de resgate a uma jovem russa, que mais tarde se tornaria a Viúva Negra.

Morte e Retorno

Apesar do fator de cura que o faz em quase um ser imortal, Wolverine pode sim morrer dependendo da situação. Nos quadrinhos, por exemplo, o personagem morreu em um arco dos X-Men em que a equipe lutava contra alienígenas pelo controle de uma gema extremamente poderosa. No combate, Logan foi derrotado pelos aliens. Porém, como ninguém morre realmente em quadrinhos, o personagem voltou a vida graças a uma gota de seu sangue que caiu na poderosa gema alienígena

A família de Wolverine:

Pais:

Thomas Logan (Character) - Comic Vine

Nasceu no Canadá com poderes mutantes no século 19, com garras de ossos que saltam de suas mãos e um elevado fator de cura que o permite sobreviver aos piores ferimentos e faz com que envelheça lentamente.

Batizado de James Howlett, ele não era realmente filho do marido de sua mãe, mas, sim, o filho ilegítimo de Thomas Logan, guarda-caça da rica propriedade em que nasceu. Após matar acidentalmente o pai, o menino fugiu e adotou o nome de Logan.

Irmão:

Dentes-De-Sabre | Guia dos Quadrinhos

Dentes-de-Sabre, alter-ego de Victor Creed, é o meio irmão e inimigo mais antigo de Wolverine, possuindo poderes bem parecidos, os dois já travaram garndes batalhas nos quadrinhos e nos filmes da Marvel

Principais filhos do Wolverine:

Daken

Universo Animangá: Marvel Comics: Daken

O nome e Daken é Akihiro, e ele é filho de uma japonesa chamada Itsu que foi assassinada pelo Soldado Invernal. Akihiro foi deixado ainda bebê na porta de uma família rica, e durante a infância era insultado pelas outras crianças da aldeia que o chamavam de Daken, palavra pejorativa que significa bastardo.

Entre suas habilidades estão as garras de osso, mas vale lembrar que seu esqueleto não é de adamantium como o do pai, e a capacidade de controlar feromônios e manipular as pessoas com isso

Kirika Yashida

Kirika Yashida (Earth-295) | Marvel Database | Fandom

Kirika é outra filha de Wolverine nascida no Japão. Diretamente de Terra-295, a garota é filha de Mariko que se relacionou com Wolverine durante sua viagem a Terra do Sol Nascente. Kirika passou a infância ouvindo histórias sobre o seu pai e sonhava com o dia que o conheceria, mas foi capturada por Nathaniel Essex e passou anos aprisionada no laboratório de Apocalypse. Quando Magneto a resgatou, ele fez uma liga de adamantium para seu esqueleto a pedido dela, e quando se uniu aos X-Men realizou com sucesso a missão de trazer seu pai de volta ao grupo. Infelizmente, Wolverine se torna Arma Omega para derrotar alienígenas e acaba matando a sua filha em Uncanny X-Force #12.

Razer

Raze (Character) - Giant Bomb

Razer é filho de Wolverine e Mística, ou seja: além da cura e das garras, ele também tem o poder de mudar sua aparência. Além de tudo ele pode viajar no tempo! Sua primeira aparição é em Battle of Atom #1 disfarçado como Kitty Pride avisando que os X-Men de outras linhas temporais que estão no local devem retornar para seus tempos de origem para evitar uma catástrofe. Enfim, ele cria uma grande confusão e engana até mesmo seu pai antes de atacá-lo com suas garras. Além disso, ele remove os não mutantes da Terra para habitar o planeta apenas com mutantes refugiados de outros planetas. E sabemos que no futuro ele perseguiu e assassinou Mística.

James Hudson Jr

James Hudson Jr. (Earth-1610) | Marvel Database | Fandom

James Hudson Jr, ou James Howllet II é filho de Wolverine com o Magda Lensherr, criado por James Hudson e Heather Hudson no universo Ultimate. Depois dos eventos em Ultimatum, Logan morre e os estados unidos assume uma política anti mutantes. Em uma noite, enquanto batia um racha, Jimmy perde o controle de seu carro sofrendo um acidente que resultou em uma explosão. Jimmy sobrevive com queimaduras e muita dor, mas ele começa a se curar rapidamente.

No dia seguinte, Kitty Pride aparece e lhe entrega uma caixa com os pertences de seu pai e lhe conta toda a verdade com a ajuda de um holograma do próprio Wolverine, contando ser seu pai e lhe dizendo para esquecer sobre sua mãe, respeitar os Hudsons por terem criado ele e para deixar o passado para trás e focar no futuro. 

Possui os mesmos poderes do pai, incluindo as três garras nas mãos, com a diferença de que possui a habilidade de criar uma película de metal sobre elas.

Sabreclaw 

Sabreclaw (Character) - Comic Vine

Hudson Logan, filho do Wolverine e uma mulher desconhecida da terra 982, membro dos A-Next (equipe montada depois dos Vingadores debandarem).

Ele tem regeneração, força sobre humana, super resistência, agilidade sobre humana, reflexos sobre humanos, garras e presas. Também possui capas de adamantium sobre o antebraço e garras.

Wild Thing 

Avengers Assemble BR on Twitter: "💥 Wild Thing: quem é a filha esquecida  de Wolverine e Elektra? Enquanto Wolverine e Elektra são dois dos heróis  mais famosos da Marvel, sua filha, Wild

Rina Logan, filha de Wolverine com Elektra Nacchios, meia irmã de Saberclaw.

Uma jovem adolescente, estudante de colegial. Inicialmente sofre bullying na escola até descobrirem que seu pai é um estrangeiro que possui uma moto e sua mãe é uma instrutora de artes marciais. Ela se torna uma vigilante, lutando contra criminosos, protegendo suas colegas e amigos. Se une a Magneta e Daze, até Magneta se tornar uma vilã.

Possui os mesmos poderes do meio irmão com a diferença de possuir garras psíquicas similares ao poder da Psylocke.

Torrent

Torrent (Character) - WorldofBlackHeroes

Kendall Logan, é filha de Wolverine com a Tempestade, em uma realidade alternativa aonde os heróis e vilões reunidos pelo Beyonder nunca deixaram o planeta arena, a história é retratada 25 anos depois dos eventos de Secret Wars.

Torrent possui os poderes da mãe, com o fator de cura do pai.

Bônus (clone):

X-23

Um dos conceitos mais desenvolvidos na caracterização de X-23: o uso de  feromônios! | Marvel Multiverse

A primeira aparição da garota nos quadrinhos foi em X-23: Inocência Perdida. Nessa HQ, a organização Facility contrata a geneticista Sarah Kinney para criar um clone de Logan a partir de seu material genético. Durante seu trabalho, ela acaba extraindo o cromossomo Y e criando uma clone feminina, e após o sucesso, ela mesma se torna a progenitora da criança. Após o nascimento de X-23, ela é criada para se tornar uma assassina e já está pronta para a função aos 11 anos, idade em que ela conhece seu pai e foge da instituição.

Ela possui garras assim como seu pai, e antes de se juntar ao Instituto Xavier, X-23 trabalhou como prostituta num clube noturno.


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.