Em um dia como hoje em 1958, nascia o diretor e roteirista estadunidense Chris Columbus. Famoso por dirigir e roteirizar filmes de aventura, fantasia e comédias que marcaram gerações nos anos 80, 90 e 2000, ele é até hoje muito querido e respeitado por seus trabalhos no Cinema Pop.
Dito isso, para celebrar o aniversário de 62 anos de Columbus, decidimos relembrar com vocês as suas maiores realizações, sejam elas no cargo de diretor ou de roteirista. Sem mais delongas, vamos em frente!
Gremlins (1984)
Para quem já assistiu o filme, já sabem das três regras: Nunca expô-los ao sol e luz forte, nunca molhá-los e, principalmente, jamais alimentá-los após a meia-noite. Brincadeiras a parte, Gremlins é um clássico dos anos 80 que teve produção de Steven Spielberg e onde Chris Columbus foi roteirista (um dos seus primeiros trabalhos na sétima arte). Uma comédia com leves e sutis raízes no terror, o filme conta a história de um inventor sem muito sucesso que decide presentear seu filho com um bichinho aparentemente muito gracioso chamado Mogwai. O único problema é quando as três regras ditas anteriormente são violadas…
Os Goonies (1985)
Mais um filme com produção de Steven Spielberg, esse clássico dos anos 80 marcou uma geração de crianças e jovens e é um dos favoritos dos nostálgicos da década. Na trama, acompanhamos um grupo de garotos, autointitulados “Os Goonies“, que encontram um antigo mapa que os leva em uma aventura até um lendário tesouro pirata há muito tempo perdido. Nesse filme, Chris Columbus mais uma vez escreveu o roteiro a partir de um argumento de Spielberg. A direção ficou nas mãos de Richard Donner (que vinha do sucesso de Superman: O Filme, em 1978), que comandou um elenco formado por jovens futuras estrelas, como Sean Astin (O Sam de O Senhor dos Anéis) e Josh Brolin (O Thanos do Universo Cinematográfico Marvel).
Esqueceram de Mim (1990)
Essa comédia natalina de sucesso estrondoso se tornou um dos maiores clássicos entre filmes de final de ano. Dessa vez, Chris Columbus assumiu o cargo de diretor enquanto o roteiro e produção ficaram nas mãos de John Hughes (que também foi realizador de grandes clássicos nos anos 80, como Clube dos Cinco, de 1985, e Curtindo a Vida Adoidado, de 1986). Na trama, acompanhamos o menino Kevin, interpretado por Macaulay Culkin, que foi deixado por engano em casa por seus pais nas férias de natal. Tudo começa a complicar quando dois ladrões, vividos por Joe Pesci e Daniel Stern, tentam invadir a sua casa.
Uma Babá Quase Perfeita (1993)
Mais um filme em que Columbus assumiu o cargo de diretor. Essa comédia se tornou um dos filmes favoritos dos fãs do nosso saudoso Robin Williams, que interpretou o protagonista do longa e com quem Chris Columbus ainda trabalhou junto em outras ocasiões, como em O Homem Bicentenário (1999). Em Uma Babá Quase Perfeita, somos apresentados a Daniel Hillard, um homem que passou por um divórcio que limitou seu tempo de convívio com seus filhos. Para tentar resolver esse problema, Daniel decide se disfarçar de babá das crianças, o que resultou em hilários momentos que fazem desse um longa que vale a pena ser visto.
Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
Para fechar com chave de ouro essa lista, vamos fazer a alegria dos Potterheads! Sim, fãs de Harry Potter, é a esse homem a quem vocês devem uma grande parte da gratidão pelo tão amado universo do bruxo criado por J. K. Rowling ter ganhado vida nas telonas. Chris Columbus assumiu a direção do projeto da Warner e fez um dos melhores trabalhos de sua carreira. O resultado foi uma das franquias mais lucrativas da história do cinema, que ainda teve Columbus na direção do segundo longa (A Câmara Secreta, 2002).
Leave a Reply