RELEMBRANDO SEAN CONNERY: 5 FILMES ICÔNICOS DO LENDÁRIO ATOR!

RELEMBRANDO SEAN CONNERY: 5 FILMES ICÔNICOS DO LENDÁRIO ATOR!

Hoje o mundo do cinema amanheceu triste. Sir Sean Connery faleceu aos 90 anos de idade, cerca de dois meses depois de seu aniversário que marcou essa longeva idade. Nascido na Escócia em 25 de Agosto de 1930, o ator começou sua carreira no cinema em papéis menores nos anos 50 e 60. Antes disso, Sean Connery serviu na marinha de seu país e chegou a ser modelo, onde se destacou por ter ficado em terceiro lugar no concurso mister universo em 1950. Seu primeiro contato com a vida artística foi em uma peça de teatro musical chamada South Pacific.

Após seus papéis menores no mundo do cinema e televisão, Sean Connery foi escalado para viver James Bond na franquia 007. Experimentando uma ascensão ao sucesso significativa, Connery teve uma carreira bem estabelecida na sétima arte ao longo de mais de 60 anos, trabalhando com diretores renomados como Alfred Hitchcock , em Marnie: Confissões de uma Ladra (1964) e John Huston, em O Homem que Queria ser Rei (1975)

Dito isso, em forma de homenagem a esse grande nome, vamos relembrar cinco dos mais icônicos papéis de Sean Connery!

Franquia 007

“Bond. James Bond”. Para abrir essa lista não poderíamos começar com outro se não o papel que lançou Sean Connery a fama global, sendo com certeza o principal de sua carreira e aquele pelo qual ele é mais associado. O ator esteve na pele do agente secreto britânico do MI6, criado pelo escritor Ian Flemming, em seis ocasiões (7 se contarmos com o não-oficial 007 Nunca mais Outra Vez, de 1983), foram elas: 007 Contra o Satânico Dr. No (1962), Moscou Contra 007 (1963), 007 Contra Goldfinger (1964), 007 Contra Chantagem Atômica (1965), Com 007 só se Vive Duas Vezes (1967) e 007: Os Diamantes São Eternos (1971). O primeiro Bond oficial da história, Connery por muitos ainda é considerado o melhor a já interpretar o personagem. Além disso, 007 Contra Goldfinger também é considerado o melhor de toda a franquia, mesmo mais de 50 anos (e mais de 10 filmes) depois.

O Nome da Rosa (1986)

Baseado no livro homônimo do italiano Umberto Eco, O Nome da Rosa foi outro grande papel de Sean Connery. Situado no século XIV, Connery vive o padre William de Baskerville, que é chamado, junto de seu assistente Adson (Christian Slater), para resolver o mistério da morte repentina de sete monges ao longo de sete dias e noites em uma abadia medieval na Itália. Caindo dentro de uma trama de investigação que se desdobra para um conflito ideológico entre duas ordens da Igreja Católica, os franciscanos e os dominicanos, o filme trás fortes críticas a esse período da história da humanidade.

Os Intocáveis (1987)

Nesse filme do diretor americano Brian de Palma, Sean Connery vive o policial Jimmy Malone. Baseado em um livro homônimo de 1957, em Os Intocáveis acompanhamos a história de um grupo de policiais unindo forças no auge da lei seca americana para prender o chefão da máfia Al Capone. Aqui Sean Connery contracenou com outros grandes nomes da história do cinema, como Kevin Costner, que vive seu parceiro, o também policial Eliot Ness, e Robert de Niro, que dá vida ao chefão Al Capone. Devido a sua performance de destaque no longa, Connery venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjunvante na cerimônia realizada em 1988.

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

O terceiro filme da franquia Indiana Jones, criada pelos cineastas George Lucas e Steven Spielberg, Indiana Jones e a última Cruzada, nos mostra Jones mais uma vez enfrentando nazistas. Dessa vez em busca do santo Graal (o cálice utilizado por Jesus Cristo na última ceia), o famoso arqueólogo deve resgatar seu pai, o professor Henry Jones, um grande estudioso a respeito do Santo Graal e que, por conta disso, foi sequestrado pelo exército de Hitler, e encontrar o artefato antes de seus rivais. Sean Connery aqui deu vida ao pai de Indiana Jones (detalhe curioso é que o ator é somente 12 anos mais velho que Harrison Ford, o intérprete de Indiana Jones), fato que resulta em hilários momentos da dinâmica pai e filho do longa.

Caçada ao Outubro Vermelho (1990)

Neste filme do diretor John McTiernan, Sean Connery interpreta o capitão Markus Ramius. Durante a Guerra Fria, no ano de 1984, Ramius é o comandante do mais moderno submarino soviético, o Outubro Vermelho. Ao desobedecer ordens de seus superiores, eles acreditam que o capitão planeja desertar para o lado dos americanos. A partir disso, inicia-se uma caça ao submarino soviético por ambos os lados (os Russos querendo evitar a deserção de Markus e os americanos com receio de um ataque), onde o agente da CIA Jack Ryan, vivido por Alec Baldwin, decide se envolver para evitar um conflito fora de controle. Com sequências tensas, principalmente as que envolvem os submarinos, esse é mais um filme marcante da carreira de Connery.


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.