8 Filmes indispensáveis para quem é fã de BBB!

8 Filmes indispensáveis para quem é fã de BBB!

A Vigésima primeira edição do Big Brother Brasil, popularmente abreviado como BBB, começou com tudo! Em pouco mais de uma semana, já são inúmeras polêmicas e hashtags que levaram até mesmo ao envolvimento de Mark Hammil, o Luke Skywalker de Star Wars, em seu Twitter pessoal!

Pois bem, como essas polêmicas não vem ao caso aqui no Maratonando Pop, cabe a nós trazer um conteúdo relacionado a BBB que faça sentido para a gente. Dito isso, hoje trouxemos uma lista de filmes sobre dar aquela espiada na vida alheia que todo fã de BBB precisa assistir. Sem mais delongas, vamos a ela!

Janela Indiscreta (1954)

Janela Indiscreta é uma das maiores obras-primas do lendário diretor Alfred Hitchcock. No filme, que se passa em Nova York, acompanhamos a história de L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional que por ter quebrado uma das pernas encontra-se confinado em seu apartamento. Sem muito o que fazer, Jeffries decide por passar os dias observando a vida de seus vizinhos com um binóculo, até o momento em que alguns acontecimentos suspeitos o fazem começar a suspeitar de que um assassinato esteja sendo tramado no prédio em frente. Um longa muito rico em detalhes, Janela Indiscreta é considerado um dos melhores filmes da história do Cinema.

Blow Up: Depois Daquele Beijo (1966)

Dirigido pelo cineasta italiano Michelangelo Antonioni, em sua estreia em um filme em língua inglesa, Blow-Up: Depois Daquele Beijo é um dos expoentes de sua carreira. Na trama, somos apresentados a Thomas (David Hemmings), um fotógrafo de moda da movimentada Londres do pós Segunda Guerra que, ao fotografar a simples cena de cotidiano de um casal em um parque, acredita que na verdade esteja diante de um caso de assassinato. Analisando as imagens registradas minuciosamente e revisitando o lugar, Thomas começa a duvidar até mesmo daquilo que seus próprios olhos veem. Nos anos 80, Blow-Up ganhou uma espécie de remake pelo cineasta Brian de Palma, chamado de Um Tiro na Noite (No original Blow-Out), com John Travolta como um operador de som de cinema que capta um áudio também suspeito.

A Conversação (1974)

Após realizar O Poderoso Chefão, em 1972, dois anos depois, Francis Ford Coppola lançou a continuação da saga dos Corleone. Porém, nesse mesmo ano de 1974, o cineasta realizou o também elogiado A Conversação. Nele, acompanhamos a história do introvertido e misterioso especialista em escutas Harry Caul (Gene Hackman, em grande atuação), que é contratado para gravar as conversas de um casal. Mais tarde, acreditando que ele estaria sendo usado em uma trama de assassinato comandada pelo diretor de uma empresa, que pretende assassinar o casal, Caul se torna obcecado em tentar evitar possíveis consequências trágicas vindas do trabalho que ele realizou. O filme recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1984)

Esse é basicamente a adaptação para as telas do clássico romance homônimo do escritor George Orwell. Bastante fiel ao texto original de Orwell, o filme nos apresenta a história de Winston Smith (John Hurt, em uma atuação comovente), um homem que decide se rebelar contra o governo autoritário de seu país, que tem como figura central e líder “O Grande Irmão”. Como descrito na obra, os moradores da Oceania, nação fictícia em que se passa a história, vivem sob constante vigilância por parte do estado, que tem como um de seus slogans a frase “O Grande Irmão está de olho em você“. Em inglês, grande irmão se traduz “Big Brother” e daí surgiu o nome do famoso reality show. 1984 é uma história profunda, recheada de críticas e reflexões aos métodos do totalitarismo e suas consequências para o mundo.

Dublê de Corpo (1984)

Dublê de Corpo é uma homenagem do diretor Brian De Palma a um dos seus mentores e inspirações, o já citado nessa lista Alfred Hitchcock. Com uma trama próxima (quase um remake, na verdade) de Janela Indiscreta, esse filme nos conta a história do aspirante a ator Jake Scully (Craig Wasson), que sofre de claustrofobia e aceita como bico cuidar de uma bela casa em Hollywood Hills. Porém, por meio de um telescópio ele passa a observar o dia a dia de uma mulher em um apartamento vizinho e, mais tarde, acaba por flagrar o seu assassinato. A partir daí, Jake se envolve no mundo da indústria pornô em busca de possíveis respostas. Um fato curioso é que Melanie Griffith, estrela do longa, é filha de Tippi Hedren, que estrelou Os Pássaros (1963), outro clássico de Hitchcock.

Asas do Desejo (1987)

Dirigido pelo grande cineasta alemão Wim Wenders, Asas do Desejo nos apresenta a dupla de anjos Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander), que passam o seu dia a dia vagando por Berlim e observando o cotidiano da população, mas sem interagir com os indivíduos, que por sua vez também não sentem a presença deles. Porém, quando Damiel se apaixona por uma jovem e solitária trapezista chamada Marion (Solveig Dommartin), ele deseja experimentar a vida humana como ela é. Um drama extremamente tocante e sensível, Asas do Desejo é um belo filme, daqueles que deixam seu espectador pensativo ao término da projeção.

O Show de Truman: O Show da Vida (1998)

Talvez o mais BBB de todos os filmes dessa lista, tendo em vista que a trama envolve um reality show em si, O Show de Truman, dirigido por Peter Weir, é uma metáfora de autodescobrimento com uma pitada de Mito da Caverna de Platão. Ao longo do filme, acompanhamos o dia a dia de Truman Burbank (Jim Carrey, em uma de suas maiores atuações), um simples vendedor de seguros em uma pequena cidade. De qualquer forma, quando alguns acontecimentos suspeitos em seu dia a dia fazem com que ele passe a suspeitar de tudo e todos ao seu redor, ele vem a descobrir, mais tarde, que toda sua vida é uma armação monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional em forma de entretenimento para as massas.

A Vida dos Outros (2006)

Mais um filme alemão marcando presença e encerrando nossa lista, A Vida dos Outros nos apresenta a história de um agente da polícia política da Alemanha Oriental chamado Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), que se vê envolvido, nos anos 80, durante os últimos anos da existência do Muro de Berlim no país, numa trama de investigação por meio de escutas ao casal formado por uma atriz e seu namorado, um renomado escritor, suspeitos de infidelidade ao comunismo. Ficando fascinado pela vida de ambos, Gerd será uma peça fundamental em relação ao futuro deles. Dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck, o filme foi um sucesso e saiu premiado no Oscar de 2007 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.