Disney+ remove Peter Pan e diversas animações clássicas de seu catálogo por conterem representações racistas. Confira

Disney+ remove Peter Pan e diversas animações clássicas de seu catálogo por conterem representações racistas. Confira

Segundo informações da Comic Book, a Disney + Removeu de seu catálogo infantil diversas animações clássicas da empresa por conterem cenas racistas ou preconceituosas.

Dentre as principais animações que foram retiradas temos: Peter Pan, Dumbo, Aristogatas e A Cidadela dos Robinsons (clássico drama de aventura lançado em 1960).

Confira abaixo as passagens de cada filme que podem ter sido consideradas pivôs para a retirada dos filmes do catálogo da Disney Plus.

Peter Pan

Peter Pan

Não é de hoje que Peter Pan é acusado de mostrar de forma estereotipada e que não se assemelha com a realidade, os povos indígenas. Ridicularizando, anos de cultura e tradições!

Nas cenas os índios se comunicam com uma linguagem indecifrável e são caracterizados como selvagens. Além disso, são chamados de “Peles Vermelhas” inúmeras vezes. Termo esse que é considerado ofensivo para a população indígena.

Por fim, Peter e sua turma zombam da cultura indígena ao ridicularizar a forma como eles dançam e ainda usam seus cocares e adornos de forma desrespeitosa.

Dumbo

Dumbo

Em Dumbo, a apresentação musical dos corvos homenageia os shows de menestréis racistas. Nesses shows, artistas brancos, com os rostos pintados de preto e com a roupa esfarrapadas, imitavam e ridicularizavam africanos escravizados nas plantações do sul dos EUA.

Além disso, o líder do grupo dos corvos se chamava Jim Crow, o mesmo nome da lei que promovia a segregação racial na região.

Aristogatas

Aristogatas

Em Aristogatas o preconceito é de uma maneira mais velada e menos direta. Na animação, um felino músico é retratado como uma caricatura racista dos povos do Leste Asiático, com traços estereotipados exagerados. Como coloração amarelada e dentes salientes. Além disso, o personagem em questão toca piano com dois hashis, talheres clássicos da cultura asiática.

Além de trazer a criatura estereotipada de forma forçada, as letras das músicas também zombam da língua e da cultura chinesa.

A Cidadela dos Robinsons

A Cidadela dos Robinsons

Nessa obra pouco conhecida por boa parte do público, vemos a família Robinson sendo perturbada por um grupo de piratas. Sendo que esses são morenos e com traços que os retrataram como aberrações em relação aos traços europeus.

Além disso, eles falam em uma linguagem indecifrável, apresentando uma representação racista dos povos asiáticos e do Oriente Médio.

E aí, o que acham dessa decisão da Disney? Concordam com a exclusão de obras clássicas da empresa? Deixe sua opinião para a gente nos comentários.

Fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Twitter

Youtube


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.