A Origem do Falcão

A Origem do Falcão

Primeira aparição

Criado por Stan Lee e Gene Colan, Sam Wilson, ou o Falcão, apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em setembro de 1969 em Capitão América #117”. Ele foi o primeiro herói afro-americano a estrear em quadrinhos de grande circulação.

Primeira aparição do Falcão nos quadrinhos

Pouco antes da primeira aparição de Sam na Marvel, o Caveira Vermelha havia usado o Cubo Cósmico para trocar de corpo com o Capitão América – aquela clássica troca de corpos com o seu pior inimigo, estilo “Se eu fosse você”.

Fora isso, o vilão usou o cubo para jogar Steve Rogers em uma ilha no Caribe, onde ele seria caçado por outros inimigos do Caveira, os Exilados. Durante a luta com os vilões, Steve recebe a ajuda de Sam Wilson e de seu falcão, Asa Vermelha – Sam era um treinador de falcões e tinha uma ligação muito forte com esse em específico, quase como se ele pudesse ler os seus pensamentos.

Steve Rogers, no corpo do Caveira Vermelha, é enviado para uma ilha no Caribe

Na ilha, Sam estava ajudando a população local a resistir aos Exilados. Dessa forma, Steve, que estava disfarçado para não ficar com a aparência do Caveira, vê em Sam um aliado. Steve treina Sam em combate, já na preparação para vê-lo se tornar um herói. É aqui que surge o primeiro uniforme do Falcão.

O primeiro uniforme do Falcão

Assim, forjada essa aliança, eles ajudam a população local a se livrar da opressão dos Exilados e, posteriormente, derrotar o Caveira Vermelha, devolvendo Steve Rogers ao seu corpo original.

Origem Verdadeira e Manipulação do Caveira Vermelha

Mas essa não é a verdadeira origem do Falcão.

Na verdade, Samuel Thomas Wilson nasceu e cresceu no Harlem, em Nova York. Ele era filho de um pastor e o caçula de três filhos. Apesar de ter uma família amorosa, Sam cresceu em meio à violência. Logo cedo, ele perdeu o pai, morto enquanto tentava apartar uma briga em seu bairro. Poucos anos mais tarde, sua mãe seria assassinada por um assaltante, enquanto tentava proteger os seus filhos, à poucas quadras da sua casa.

Ainda pequeno, Sam vê seus pais serem assassinados

Ao longo dos anos subsequentes, Sam se esforçou ao máximo para fazer a coisa certa. Ele se tornou um membro importante da comunidade, com trabalhos sociais e voluntários. Sam era um bom homem.

No entanto, durante algum tempo, sem saber, o Sam foi manipulado pelo Caveira Vermelha, que montava um plano para destruir o Capitão América de uma vez por todas.

No corpo de Steve Rogers, o Caveira Vermelha altera as memórias de Sam.

Usando o Cubo, o Caveira alterou as memórias e a personalidade de Sam, criando uma versão na qual ele era consumido pela dor e pela fúria da perda dos pais e se tornava um criminoso, membro da máfia, conhecido como Snap Wilson. Essa versão ficaria adormecida dentro dele, para ser revelada quando o Caveira julgasse oportuno.

‘Snap’ Wilson era a personalidade criminosa de Sam que havia sido criada pelo Caveira

Uma vez que essa personalidade estava escondida, Sam acreditava ter chegado ao Caribe após ser contratado para ser falcoeiro, junto com Asa Vermelha, o falcão que ele adquiriu em uma viagem ao Rio de Janeiro – o elo mental entre os dois também foi criado pela manipulação do Caveira Vermelha.

Então logo Sam e Steve forjaram uma aliança para combater o crime. Porém, alguns meses mais tarde, o Caveira Vermelha colocaria seu plano em ação, fazendo com que Sam revertesse à personalidade do criminoso Snap Wilson e traísse o Capitão América. Felizmente, Steve conseguiu trazer Sam de volta à realidade e, juntos, derrotaram o Caveira.

O Falcão e o Capitão América após derrotarem o Caveira Vermelha pela primeira vez.

Steve Rogers e as asas de vibranium

O Caveira Vermelha escolheu manipular Sam, pois viu nele o aliado ideal para Steve Rogers. Na visão do vilão, Sam era um homem negro, leal e bondoso – tudo aquilo que ele detestava, mas sabia que seria exaltado pelos ideais do Capitão América. Ele não estava errado, pois Steve, de fato viu em Sam um aliado, de modo que os dois formaram uma dupla por muitos anos – a partir daí, a revista do Capitão não seria mais chamada apenas de Capitão América, mas sim, Capitão América e o Falcão.

Capa da de Capitão América e o Falcão

Apesar de ter adotado o nome de Falcão, os primeiros uniformes do Sam não tinham asas e era bem simples. As asas vieram mais tarde, quando o Pantera Negra ajudou o herói a fazer alguns upgrades no seu equipamento. Com asas de vibranium, o Falcão ganharia os céus.

O novo uniforme do Falcão com as asas criadas pelo Pantera Negra

Novas equipes e os Vingadores

Sam trabalhou duro para ser um herói no Harlem, cuidando do lugar onde nasceu e próximo à comunidade. Após algum tempo na carreira heroica, Sam seria convidado por Nick Fury para trabalhar com a SHIELD, como líder de uma super equipe da organização.

Algum tempo depois, Sam seria convidado para integrar os Vingadores, mas essa passagem não duraria muito. Na verdade, o governo estimulou a entrada do Falcão no grupo, não porque acreditava que ele merecia, mas para cumprir uma espécie de cota racial, como um símbolo. Essa situação incomodava Sam, que deixou a equipe na primeira oportunidade.

Falcão anuncia a sua saída dos Vingadores

Mais tarde, Sam voltaria aos Vingadores, dessa vez a convite do Capitão América. Durante esse hiato, ele continuaria ajudando a equipe quando fosse necessário, mas apenas pela sua consideração com Steve Rogers.

Know Your Avengers: When Every Marvel Hero First Joined
Falcão em uma das formações dos Vingadores da qual fez parte

A morte de Steve Rogers e o Capitão América Falcão

Ao longo dos anos, ele sempre esteve presente nas grandes sagas da Marvel e participou de diversas formações dos Vingadores, mas muitas das vezes como coadjuvante. Após a Guerra Civil, quando Steve Rogers morre, o manto do Capitão América passaria para Bucky Barnes, que recebe todo o suporte do Falcão, e os dois formam uma dupla por algum tempo.

Bucky Barnes & Sam Wilson Might be Coming to a TV Near You! - That's Normal
Sam ajudando Bucky em uma de suas missões

No entanto, alguns anos mais tarde, chegaria a vez de Sam assumir o manto, algo que já havia acontecido em uma edição em 1999.

Sam assume o uniforme do Capitão América em Captain America: Sentinel of Liberty #9

Isso ocorreu quando uma série de eventos fizeram com que Steve Rogers perdesse o soro do supersoldado, que lhe concedia juventude e força sobre-humana, de modo que ele escolheu Sam Wilson para manter vivo o símbolo do Capitão América. Assim, Sam se tornaria o Capitão América Falcão.

Capitão América: Sam Wilson #1 — Muito mais que um manto! — HQzona
O Capitão América Falcão

Essa é uma fase onde as histórias do Falcão começam a abordar problemas reais, como racismo, xenofobia e violência policial. Além disso, para muitos fãs, essa fase do Capitão América Falcão é um dos arcos que melhor explora os ideais do Capitão América: justiça, igualdade e liberdade.

Nessa época, Sam também se tornou líder de uma nova equipe dos Vingadores, mas não demorou muito até que Steve Rogers recuperasse a forma original e Sam Wilson voltasse a ser o Falcão, mas agora, um personagem com muito mais peso e profundidade.

Após devolver o escudo, Sam volta a ser o Falcão

Espero que você tenha gostado da história! Meu nome é Marcus Nova e eu falo sobre cultura pop lá na Caixa Nerd! Também tem vídeo sobre o Falcão no meu canal no YouTube! Confere lá!

Qual outro personagem dos quadrinhos você quer conhecer mais? Conte para a gente e não deixe de acompanhar o Maratonando POP, para ficar por dentro de todas as novidades.

Nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Twitter

Youtube


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.