Especial Oscar 2021: Nomadland foca nos detalhes para apresentar uma realidade diferente de forma íntima!

Especial Oscar 2021: Nomadland foca nos detalhes para apresentar uma realidade diferente de forma íntima!

A diretora e roteirista Chloé Zhao é, sem dúvidas, um dos nomes mais quentes da indústria cinematográfica no momento. Com uma curta, porém, já bastante elogiada carreira, Zhao foi o nome em quem a Marvel confiou para assumir um dos seus mais arriscados projetos; Os Eternos, baseado na equipe homônima da casa das ideias e que, assim como Os Guardiões da Galáxia, não são (depois da estreia do filme, deverei eu falar “não eram?”) das mais conhecidas do grande público. Não só isso; Nomadland, o terceiro longa de toda a carreira da cineasta até o momento, surgiu como um dos favoritos da temporada de premiações desse ano, que culminará com a cerimônia do Oscar 2021, onde o filme concorre em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem, sendo essas três últimas, indicações para Zhao.

A trama de Nomadland é relativamente simples. Baseado no livro Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century, da jornalista americana Jessica Bruder, ao longo da projeção acompanhamos a história de Fern (Frances McDormand), uma mulher que, após o colapso econômico da região onde ela vivia e a morte de seu marido um tempo depois, decide por passar a viver em uma van como uma nômade dos tempos modernos. Ao longo de sua jornada, ela passa a tentar conviver e se integrar a uma comunidade de pessoas que buscam por esse mesmo estilo de vida, conhecendo indivíduos que servem como seus mentores.

O filme, que é escrito, dirigido e editado por Chloé Zhao, se mostra como sendo um projeto bem intimista. A cineasta aqui prova todo o seu talento em causar uma imersão dos espectadores na vida da protagonista e na realidade dos nômades do mundo moderno. A todo momento nós acompanhamos de perto pelas lentes de Zhao a jornada de Fern. Estamos do lado dela em suas longas viagens e mudanças de emprego e entendemos os seu sentimentos, conflitos e desafios em se adaptar a esse novo modo de vida, ao passo que Zhao nos insere perfeitamente nos ambientes em que a nossa protagonista se encontra, sejam eles a imensidão dos desertos do oeste americano ou no espaço confinado de sua van.

Aliada a direção da cineasta para criar esse sentimento cativante e imersivo, está a fotografia do filme. Apesar de, na maioria das vezes, os destaques dela serem em sequências muito contemplativas e que ocorrem inúmeras e repetidas vezes ao longo do filme, o que torna Nomadland em uma experiência um pouca lenta em certos momentos, são várias sequências pelos desertos americanos onde o diretor de fotografia Joshua James Richards, que inclusive também está nomeado ao Oscar de Melhor Fotografia desse ano, nos apresenta visuais belíssimos e estonteantes, que ajudam a tornar a imersão na vida de Fern em uma experiência marcante também pelos visuais pelos quais ela transita.

Chama também atenção, pelo lado da direção de arte, o nível de detalhes dos objetos em cena, principalmente nas sequências situadas na van da nossa protagonista. Junto a direção intimista de Zhao, que nos insere de forma um tanto quanto desconfortante (e até mesmo claustrofóbica) naquele ambiente pouco espaçoso, o nível de detalhes dos objetos de cena, que incluem pratos, talheres, roupas e pertences da nossa protagonista no geral, que muitas vezes são apresentados por ela mesma explicitando o valor sentimental deles, causam um sentimento paradoxal de aconchego. Em outras palavras, nós entendemos perfeitamente que a van de Fern, que agora é a sua casa, apesar de não ser espaçosa, possui tudo que importa para a personagem.

Além disso, é importante ressaltar também mais uma grande atuação de Frances McDormand, que por seu trabalho em Nomadland acumula sua quarta indicação ao Oscar de Melhor Atriz da carreira (onde ela já saiu vitoriosa em duas ocasiões, a primeira delas por Fargo, em 1997, e a segunda por Três Anúncios para um Crime, em 2018), fechando as seis indicações do longa aos prêmios da academia desse ano. É impressionante como McDormand consegue entregar mais uma performance incrivelmente convincente. Ao longo da projeção nós sentimos o seu drama, por, principalmente, ter perdido coisas com as quais se importava, por motivos fora de seu controle, e agora estar se acostumando a uma nova realidade. Sua Fern é uma personagem com mágoas e conflitos, sentimentos que a atriz é capaz de transmitir por um simples olhar.

Por falar em nova realidade, é aí que mora o coração de Nomadland. Sendo a obra original que inspira o filme uma não-ficção sobre o fenômeno de americanos que, após a Grande Recessão de 2008, adotaram ao estilo de vida retratado no filme, da busca por trabalho sazonal enquanto viajam feito nômades modernos, é interessante a viagem promovida pelo longa de Chloé Zhao por esse “universo”, um tanto quanto inédito, diferente, “novo” e até mesmo incompreensível para muitos.

Nesse contexto, a diretora insere uma reflexão interessante em seu terceiro longa: A diferença de um “lar” e uma “casa”. Zhao nem glorifica esse estilo de vida e nem, muito menos, questiona as escolhas da nossa protagonista, que em determinado momento da projeção recebe uma nova chance de possuir uma “casa”, mas recusa por aquele não ser um “lar”. Não ser um local onde ela possui um vínculo afetivo. Como era na época em que ela vivia ao lado de seu marido, antes da crise e da fábrica onde eles trabalharam juntos por anos ter sido fechada.

Sendo assim, Nomadland, apesar de lento em certos momentos, e por isso um pouco difícil de se acompanhar para alguns, é um filme que vale o tempo investido. Trata-se de uma viagem intimista para uma nova realidade, distante dos padrões da nossa sociedade contemporânea, capitaneada por uma diretora, atriz e equipe técnica atenta aos detalhes, que enriquecem a experiência e o que é visto em tela, e não causarão uma grande surpresa se saírem premiados no Oscar de 2021.

Fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Twitter

Youtube


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.