Batman: Relembrando os atores que deram vida ao Homem-Morcego nas telas!

Batman: Relembrando os atores que deram vida ao Homem-Morcego nas telas!

Em 2022, a galeria de atores que viveram o Batman nas telas foi atualizada! Ao longo dos anos, foram muitos indivíduos responsáveis por assumirem o manto do Homem-Morcego da DC comics criado por Bob Kane e Bill Finger, em 1939. Na verdade, em mais de 80 anos de existência, o Cavaleiro das Trevas foi um dos personagens que mais teve intepretações, com cada uma delas possuindo as suas pecualiridades e propostas, que variaram não só de acordo com quem eram os homens por trás da máscara, mas também conforme o contexto em que foram elaboradas e por quem estava por trás câmeras.

Dito isso, hoje decidimos fazer uma viagem no tempo, relembrando todas os indivíduos responsáveis por darem vida a um dos heróis mais populares de todos os tempos!

Lewis Wilson e Robert Lowery

Wilson e Lowery são os indivíduos por trás de duas versões do Batman por muitas vezes esquecidas quando o assunto é o super-herói nas telas.

Intéprete do Homem-Morcego na primeira adaptação em live action da história do personagem, Lewis Wilson viveu o herói no seriado Batman, de 1943. Produzido pela Columbia Pictures, o programa durou 15 episódios. No Brasil, ficou conhecido como “O Morcego”.

Robert Lowery foi o segundo intérprte do herói da DC para as telas. Em 1949, ele estrelou a série Batman & Robin, que também durou 15 capítulos e foi nomeada no Brasil de “A Volta do Homem-Morcego”.

Adam West

Adam West viveu o Batman no filme Batman: O Homem Morcego, de 1966, e na série de TV dos anos 60, Batman & Robin (ou simplesmente Batman), que foi ao ar de 1966 a 1968. Nessas ocasiões, era Burt Ward quem vivia o menino prodígio. O Batman de West é lembrado por ser uma versão mais leve e “cafona” do herói e por muito tempo esteve no imaginário popular quando o assunto era o homem-morcego. Ele faleceu em 2017, aos 88 anos.

Michael Keaton

Michael Keaton viveu Batman na versão do herói do diretor Tim Burton, nos filmes Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992). Na época, o ator foi uma escolha muito questionada pelos fãs, por conta de sua fama em filmes de comédia, como Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem (1988), e de sua estatura considerada baixa para o papel. Apesar disso, Keaton se saiu bem e, até hoje, é um dos intérpretes do herói mais queridos pelo público.

No contexto dos anos 80, Batman se encontrava “sumido” das telas desde a série dos anos 60 e os filmes de Burton resultaram em um aumento de popularidade estrondoso para o herói. Na verdade, as produções do diretor foram responsáveis por uma grande “batmania”, renovando completamente a imagem do Homem-Morcego para o grande público.

Val Kilmer

Val Kilmer viveu o cruzado encapuzado em Batman Eternamente (1995). Ele foi escalado para o papel após Michael Keaton decidir não retornar para viver o herói. Keaton, na época, ficou insatisfeito com a Warner Bros por conta da decisão do estúdio de substituir Tim Burton por Joel Schumacher na direção dos filmes do Homem-Morcego. A Warner almejava suavizar os filmes de Batman após as polêmicas envolvendo Batman: O Retorno (1995), que foi considerado muito sombrio, desagradando uma parcela considerável do público da época.

Kilmer também é famoso por seus trabalhos em filmes como Top Gun: Ases Indomávies (1986) e The Doors, cinebiografia da banda de mesmo nome, onde ele viveu Jim Morrison, o líder do grupo.

George Clooney

Após desavenças com o diretor Joel Schumacher, Val Kilmer decidiu também não voltar a vestir a capa do vigilante de Gotham City. Em seu lugar, foi escalado George Clooney, para Batman & Robin (1997). O filme foi um fracasso completo de crítica e bilheteria, o que enterrou a franquia do Homem-Morcego por alguns anos nas telas. Anos depois, os próprios Schumacher e Clooney vieram a público pedir desculpas pelo longa. No filme, a proposta era quase que trazer de volta as peculiaridades e cofonices da série do Homem-Morcego dos anos 60. Entre as “pérolas” presentes em Batman & Robin, estão os “bat-mamilos”, o “bat-cartão de crédito” e a ridícula sequência onde o Mr. Freeze vivido por Arnold Schwarzenegger aparece vestindo pantufas.

Clooney, além de ter atuado em filmes como Queime depois de Ler (2008) e Amor sem Escalas (2009), também já trabalhou como diretor, como em Tudo pelo Poder (2011).

Christian Bale

Após o fracasso do polêmico filme anterior do herói, o cruzado encapuzado teve todos os seus planos egavetados pela Warner. Dito isso, o renascimento do Batman nas telas se deu com a trilogia de filmes do cineasta Christopher Nolan, composta por Batman Begins (2005), Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Uma das trilogias mais influentes de todo cinema de super-heróis, os filmes de Nolan trouxeram um conceito mais realista para o Cavaleiro das Trevas. O escolhido para ser Bruce Wayne nessa empreitada foi Christian Bale, para muitos o melhor intérprete do personagem até hoje.

Mundialmente reconhecido por sua dedicação, Bale é “mestre” em transformações corporais para seus papéis. Entre seus maiores destaques além do Batman estão filmes como Psicopata Americano (1999) e O Vencedor (2010), que lhe rendeu um Oscar de Melhor ator coadjuvante em 2011.

Ben Affleck

Opção também muito questionada pelos fãs na época, Ben Affleck foi o escolhido para viver Bruce Wayne no Universo compartilhado da DC nos cinemas, que no início era liderado pelo diretor Zack Snyder. Porém, por conta de todas as divisões de opiniões e polêmicas envolvendo os filmes do diretor, a warner descartou dar continuidade aos projetos do cineasta. Ele esteve a frente da capa e do capuz em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), Liga da Justiça (2017) e Liga da Justiça de Zack Snyder (2021), o famoso “Snydercut”. Ele fará sua última aparição no filme do Flash, longa que promete explorar o multiverso da DC Comics.

Affleck é ator e diretor, e já atuou em filmes como Gênio Indomável (1997) e Garota Exemplar (2014), além de ter dirigido e atuado em Argo (2012) e O Contador (2016).

Robert Pattinson

A versão mais recente do cruzado encapuzado. O plano original da Warner era que Ben Affleck continuasse no papel de Batman, e, além de atuar, também escrevesse e dirigisse um filme do personagem. Porém, os planos foram cancelados, com o ator abrindo mão do papel. No lugar de Affleck, foram chamados Matt Reeves para direção e Robert Pattinson para vestir a capa. A proposta de Pattinson e Reeves foi a de apresentar um Batman jovem, em seu segundo ano de carreira e ainda muito atormentado pelos acontecimentos de seu passado. The Batman (2022) foi lançado acumulando um número significativo de críticas positivas.

Robert Pattinson ainda é muito lembrado por sua polêmica atuação nos filmes de Crepúsculo. Nos últimos anos, porém, o ator alcançou aclamação mundial por seus trabalhos em filmes como O Farol (2019) e Tenet (2020).

Para mais informações fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Twitter

YouTube

Confiram também o InstaGeek88


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.