Viola Davis é uma atriz e produtora norte-americana. Vencedora de um Oscar, um Emmy Award e dois Tony Awards, dessa forma alcançando a Tríplice Coroa da Atuação. Foi considerada pela Time uma das 100 pessoas mais influentes do planeta em 2012 e em 2017.
Raízes Ativistas
Viola Davis nasceu em 1965. Sua mãe era uma ativista pelos direitos dos negros na década de 60 e seu pai um treinador de cavalos. Ela se formou em teatro Rhode Island College, no ano de 1988.
Sem Muita Glória
Viola conta que quando nova, chegou a roubar comida e revirar lixo em busca de comida. Na época, imaginar histórias onde ela atuava como protagonista, eram seu escape dessa dura realidade.
Início da Carreira
Viola começou sua carreira como atriz atuando em peças de teatro. Já no ano de 2001, ela venceu um Tony Award (o Oscar do teatro) pelo seu desempenho na peça “King Hendley II”.
Primeiros Papéis de Sucesso
No cinema, os primeiros sucessos de Viola Davis foram no início dos anos 2000, em filmes como Longe do Paraíso (2002) e Dúvida (2008), que lhe rendeu suas primeiras indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro.
Oscar e Amanda Whaler
Em 2017, pelo filme Um Limite Entre Nós, Viola venceu seu primeiro Oscar da Carreira. Além disso, no ano anterior, ela viveu Amanda Whaler em Esquadrão Suicida, papel que revisitou na versão de 2021 da equipe.
Na TV
A atriz também possui uma carreira bem-sucedida na televisão. Ela participou da série da NBC Law & Order: Special Victims Unit e, desde 2014, é a estrela do sucesso da Netflix How to Get Away with Murder, que a rendeu um Emmy.
Reconhecimentos
Uma das atrizes mais aclamadas do século XXI, foi eleita duas vezes, em 2012 e 2017, uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Além disso, ela é a primeira atriz negra a conquistar a chamada tríplice coroa da atuação: Oscar, Emmy e Tony.
Leave a Reply