Governo Trump pressiona por fusão entre Warner Bros. Discovery e Paramount, apesar de resistência interna

Governo Trump pressiona por fusão entre Warner Bros. Discovery e Paramount, apesar de resistência interna

A disputa pelo futuro da Warner Bros. Discovery ganhou contornos políticos. Após recusar três propostas de aquisição feitas pela Paramount, a empresa liderada por David Zaslav agora enfrenta pressão direta do governo Trump, que considera a fusão entre as duas gigantes “a melhor escolha para o mercado”.

De acordo com o New York Post, o governo dos Estados Unidos está favorecendo a Paramount Skydance, controlada por David Ellison, na atual guerra de lances pela Warner. Em comunicado oficial, um alto funcionário da administração Trump afirmou: “Quem é o dono da Warner Bros. Discovery é de extrema importância para o governo. O conselho desse estúdio precisa pensar muito bem não apenas na concorrência de preços, mas também nas chances de sucesso de qual participante conseguirá fechar o melhor acordo. E isso aponta para David Ellison.”

Ellison, CEO da Paramount, tem laços próximos ao governo Trump — sua família é uma das principais apoiadoras do atual presidente, que inclusive interveio pessoalmente em negociações recentes envolvendo o TikTok nos Estados Unidos.

Enquanto isso, a Warner Bros. Discovery confirmou que está analisando propostas de venda, mas sinalizou que qualquer acordo futuro deverá manter Zaslav no cargo de CEO, o que complica as negociações com a Paramount.

O movimento, contudo, tem gerado fortes críticas na indústria. O Sindicato dos Roteiristas da América (WGA) classificou uma eventual fusão entre Warner e Paramount como “um desastre iminente”, destacando os riscos de redução de empregos, concentração de poder e prejuízos criativos no setor de entretenimento.

Com pressões políticas, interesses corporativos e resistência sindical, o futuro da Warner Bros. Discovery permanece incerto — e a batalha por seu controle promete ser uma das mais controversas da história recente de Hollywood.


Posted

in

,

by

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.