Tendo seu lançamento nos cinemas afetado pela pandemia de COVID-19, Trolls 2 foi lançado diretamente on demand e teve um retorno muito maior do que o esperado para a Universal, causando preocupação para os donos de estúdios de cinema.
Tendo sido lançado digitalmente a apenas 3 semanas o filme já conseguiu arrecadas US$100 milhões de dólares, o que rendeu para a Universal um lucro de US$77 milhões, um valor maior do que o arrecadado pela primeira animação.
A diferença grande tem uma causa clara: a divisão do dinheiro entre o estúdio e os cinemas. Enquanto os donos das salas que exibem o filme ficam com 50% da bilheteria, a venda digital permitiu que a Universal ficasse com 80% dos ganhos. A bilheteria norte-americana do primeiro Trolls ficou em torno dos US$ 153 milhões e, após a divisão com os estabelecimentos, rendeu US$ 76,5 milhões.
O presidente da Universal, Jeff Shell, já declarou que ficou surpreso com o resultado e disse que tem a intenção de lançar novos filmes diretamente no formato digital:
“Superou nossas expectativas e mostrou que o lançamento on demand é viável. Quando os estabelecimentos reabrirem, pretendemos lançar filmes nos cinemas e on demand”
O sucesso de Trolls 2 nas plataformas digitais, gerou preocupação para os donos de cinema. A National Association of Theater Owners (NATO, “associação nacional de donos de cinema”, em inglês) disse em comunicado que o valor não pode ser usado pela Universal como uma “desculpa para pular o lançamento” tradicional de seus maiores filmes e que esse lucro impressionante não é o “novo normal de Hollywood”.
“Essa performance é consequência do isolamento de milhões de pessoas que estão em suas casas em busca de entretenimento, não uma mudança na preferência do espectador”
A NATO ainda revelou que não se surpreende pelo sucesso do filme, uma vez que por conta do isolamento social as pessoas possuem fontes de entretenimento limitadas:
“A Universal não tem razão para usar circunstâncias incomuns em uma situação sem precedentes como trampolim para pular o lançamento nos cinemas”
Além disso, o sindicato frisou que a escolha de comprar os filmes de forma digital não substitui a experiencia de assistir um filme nos cinemas:
“Cinemas trazem uma experiência imersiva e compartilhada que não pode ser reproduzida – uma experiência que muitos consumidores de plataformas digitais viveriam se não estivessem presos em suas casas, desesperados para assistir algo em família”, concluiu a NATO.
Ainda assim, a Universal já planeja seu próximo lançamento diretamente nas plataformas digitais. Embora os cinemas norte-americanos planejem reabrir as portas em junho, o estúdio anunciou que a comédia The King of Staten Island estreará no dia 12 do mesmo mês em ferramentas on demand.
Veja o trailer de Trolls 2:
Matérias relacionadas:
SÉRIE DA NETFLIX DIZ QUE BOLSONARO É SINÔNIMO DE BURRO! Veja a cena abaixo
CONHEÇA 200 CÓDIGOS SECRETOS PARA ENCONTRAR FILMES ESCONDIDOS NA NETFLIX!
CONHEÇA 8 FILMES DE TERROR TÃO PESADOS QUE FORAM PROIBIDOS AO REDOR DO MUNDO
OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR DA DÉCADA SEGUNDO A CRÍTICA!
OS MELHORES FILMES ROMÂNTICOS DA DÉCADA, DE ACORDO COM A CRÍTICA!
Leave a Reply