Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Coisa e Tocha Humana… os quatro heróis são conhecidos por fazerem parte de uma das maiores equipes da história da Marvel nas HQs. O Quarteto Fantástico é, acima de tudo, uma família de cientistas, aventureiros, cosmonautas e exploradores do desconhecido – mas vez ou outra, eles precisam de uma folguinha.
Isso já aconteceu mais de uma vez nos quadrinhos, o que fez com que outros personagens da editora assumissem um lugar no quarteto para manter o grupo vivo. Por isso, aqui nós reunimos 10 heróis da Marvel Comics que já estiveram no Quarteto Fantástico – seja como substitutos temporários ou como membros honorários da equipe!
Motoqueiro Fantasma
Embora seja mais conhecido pelas histórias que mesclam elementos de terror e de sobrenatural, o Motoqueiro Fantasma também teve uma passagem bem breve pelo Quarteto Fantástico, em uma história insana envolvendo uma Skrull fugitiva que sequestrou a Família Fundamental e uniu quatro heróis para fundarem o Novo Quarteto Fantástico.
No caso do Motoqueiro, ele foi convocado pela Skrull disfarçada como Sue Storm, a Mulher Invisível. Essa participação aconteceu nos anos 90 e durou pouco tempo, mas a formação inusitada está retornando em uma nova HQ da Casa das Ideias. E se você está se perguntando, o Motoqueiro da formação é Danny Ketch, irmão de Johnny Blaze e 2º Espírito da Vingança nas HQs.
Hulk
Ainda no Novo Quarteto Fantástico, temos um personagem cujo histórico com a equipe é sensacional. O Hulk também foi convocado pela Skrull disfarçada como Mulher Invisível, e acabou se juntando ao Motoqueiro Fantasma e outros dois membros – e nessa época, ele estava com a persona de Joe Fixit, um mafioso que operava em Las Vegas e tinha a pele cinza.
O curioso, no entanto, é que durante anos, o Hulk nutriu uma rivalidade bem famosa com o Coisa, de modo que os dois se enfrentaram durante muito tempo, sempre gerando curiosidade dos fãs para descobrir quem era o mais forte e poderoso. A passagem do Hulk pela equipe também durou pouco tempo, mas foi bem recebida pelos fãs.
Wolverine
O terceiro membro do Novo Quarteto Fantástico foi ninguém menos que o Wolverine – o mutante mais arroz de festa da Marvel, que já esteve em todas as equipes possíveis além de ser um participante fixo dos X-Men. Na história original, os membros originais do Quarteto Fantástico se livram com certa facilidade e se juntam aos novos membros para impedir a Skrull.
Contudo, o mutante canadense e os demais integrantes do Novo Quarteto Fantástico retornaram brevemente em uma aventura posterior, para resgatar o Tocha Humana, que estava em apuros. Nessa aventura, Wolverine sem querer acaba dilacerando parte do rosto do Coisa, que teve que usar um capacete de ferro durante alguns meses.
Homem-Aranha
O Homem-Aranha talvez seja o mais importante de todos os membros do Novo Quarteto Fantástico – até porque sua aproximação com a Família Fundamental não começou e nem acabou aqui. Ele também foi chamado pela Skrull fugitiva, e participou brevemente de uma aventura. Porém, ele já havia lutado ao lado do Quarteto original, por ser amigo do Tocha Humana.
Aliás, essa amizade acabou trazendo grandes consequências durante a trama de 3, uma das histórias mais emocionantes do Quarteto, onde Johnny Storm “se sacrifica” para conter uma investida do Aniquilador na Terra. Por ser dado como morto, ele é “substituído” por Peter Parker, e o grupo se torna a Fundação Futuro. Eventualmente, Johnny é revelado como vivo.
Tempestade
Wolverine não foi o único mutante a dar as caras no Quarteto Fantástico, e uma das adições mais interessantes da equipe foi a Tempestade. Mas para explicar sua presença no grupo, é importante voltar até uma das sagas mais bombásticas da editora, a Guerra Civil, na qual a comunidade dos super-heróis foi dividida em dois grupos, pró e contra a Lei do Registro.
Reed Richards e Sue Storm ficaram em lados opostos e tiveram que lutar entre si para defender seus ideais. Quando a guerra acabou, os dois decidiram tirar um tempo para repensar seu casamento – e aí entraram dois substitutos para liderar a equipe. Ororo Munroe tomou o lugar de Sue junto do Pantera Negra (felizmente, os dois lutaram contra a Lei do Registro).
Pantera Negra
Muito da popularidade atual do Pantera Negra foi provocada pelo próprio Quarteto Fantástico, já que o Regente de Wakanda apareceu pela primeira vez em uma edição da equipe. Anos depois, ele teve a chance de contribuir com o grupo de uma forma bem especial, assumindo o lugar do Senhor Fantástico após a Guerra Civil.
T’Challa sempre teve uma aproximação muito forte de Reed Richards, já que os dois eram amigos pessoais e participaram dos Illuminati juntos. O Pantera também foi o fundador da Força Fantástica, um grupo que teve sua própria HQ solo e que era liderada por uma contraparte mais velha de Franklin Richards, o filho de Reed e Sue.
Miss Coisa
Uma adição bem curiosa à equipe, a Miss Coisa não é lá a heroína mais popular ou conhecida da Marvel. Na verdade, ela só entrou para a equipe porque o Senhor Fantástico levou o Quarteto em uma viagem pelo tempo e espaço e pediu que cada um encontrasse seu próprio substituto. Acontece que o Tocha Humana simplesmente se esqueceu dessa tarefa.
De última hora, Johnny chama sua namorada da época, a diva e cantora pop Darla Deering, que nem sequer tinha poderes. Para contornar isso, ele dá a ela uma armadura antiga do Coisa, e ela assume o nome de Ms. Coisa. A participação de Darla conquistou vários fãs dessa “equipe substituta” – e ela até desenvolveu um breve relacionamento com o próximo item desta lista…
Homem-Formiga
Scott Lang pode ser bem conhecido hoje nos cinemas como um ladrão charmoso que ganhou uma chance de redenção ao se tornar um herói. Nas HQs, ele também tem uma origem similar, mas acabou sendo recrutado para o Quarteto Fantástico depois que o Senhor Fantástico é tido como morto em uma batalha contra o Doutor Destino.
A equipe precisava de um cientista para assumir o lugar de Reed Richards, e a primeira opção de Sue Storm foi o segundo Homem-Formiga. Ele foi bem recebido pelos membros e conquistou o carinho de todos – e depois, até foi convocado novamente para fazer parte dessa nova versão da Fundação Futuro, quando o Quarteto original foi viajar pelo tempo e pelo espaço.
Medusa
Medusa também foi convocada para fazer parte dessa equipe substituta do Quarteto Fantástico, a pedido da própria Mulher Invisível. No entanto, ela já era uma personagem bem importante para a equipe anteriormente, já que também foi introduzida nas histórias da Família Fundamental, que nem o Pantera Negra.
Curiosamente, ela sempre teve uma proximidade grande com Sue Storm – as duas se tornaram grandes amigas e lutaram juntas em várias ocasiões, e a primeira vez que Medusa participou da equipe foi justamente para cobrir o lugar da Mulher Invisível, durante a década de 70. Ela também foi cunhada do Tocha Humana, já que sua irmã Cristalys teve um romance com ele.
Mulher-Hulk
A Mulher-Hulk pode ser mais conhecida por suas associações com o Hulk (seu primo superpoderoso) e os Vingadores, mas ela também tem um lugar bem especial guardado no coração dos membros do Quarteto Fantástico, já que sempre foi uma aliada muito importante para o grupo. Originalmente, ela substituiu o Coisa após as Guerras Secretas originais.
Nessa época, ela fazia parte do Quarteto e dos Vingadores ao mesmo tempo, e sempre se dedicou com afinco aos dois grupos. Ao longo dos anos, ela até retornou para outras histórias da Família Fundamental, mas só voltou para a equipe durante a fase em que Homem-Formiga, Medusa e Ms. Coisa substituíram os heróis originais – e no caso da Mulher-Hulk, foi a pedido do próprio Coisa!
Para mais informações fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!
Confiram também o InstaGeek88
Leave a Reply