Conhecido por ser um dos principais heróis da Marvel, o Homem-Aranha sempre teve um grupo igualmente marcante de vilões em sua cola. Em suas histórias, o herói aracnídeo sempre precisou lutar pela própria vida enquanto caía nas garras de inimigos como o Abutre, o Duende Verde e Kraven, o Caçador – e isso o deixa com uma galeria de inimigos bem brutal, equiparável à do Batman na DC Comics.
Aqui, resolvemos listar os 10 principais inimigos do Homem-Aranha nas HQs, do mais fraco ao mais forte. Embora alguns inimigos poderosos estejam de fora da lista (como Morlun e Morbius, por exemplo), decidimos focar em personagens que são mais populares entre os fãs e que aparecem com mais frequência nas histórias do Amigão da Vizinhança!
Abutre
Embora a versão do Universo Cinematográfico da Marvel tenha dado uma atualização muito merecida para o personagem, a verdade é que o Abutre sempre foi considerado uma grande chacota pelos fãs, mesmo tendo sido o primeiro inimigo que o Homem-Aranha enfrentou em sua revista solo na Marvel Comics.
Adrian Toomes é, em essência, um idoso trambiqueiro que usa uma roupa de pássaro para roubar bancos e cometer crimes. Ele não possui nenhum tipo de superpoder e suas armas são facilmente esquivadas pelo Homem-Aranha graças ao seu Sentido-Aranha. Ele acaba sendo mais uma distração que um inimigo perigoso, sobretudo quando se junta ao Sexteto Sinistro.
Lagarto
A história de Curt Connors é trágica e se compara muito à de O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson. Determinado a recuperar e curar o braço perdido em um acidente, o cientista acabou desenvolvendo um soro usando DNA de répteis – mais precisamente, lagartos. E aos poucos, o milagre virou uma maldição quando ele se transformou no Lagarto.
Sem sua consciência, ele vira uma besta feroz com garras, presas e um rabo muito forte, além de possuir um fator de cura, mais durabilidade e velocidade que um humano comum. Como inimigo, ele é assustador e trágico, mas não costuma dar muito trabalho para Peter Parker, justamente por perder seu lado racional e se tornar uma mera fera fora de controle.
Mysterio
Quentin Beck é um técnico de efeitos especiais que, ao ser demitido, vê a oportunidade de criar ilusões e cometer seus crimes pelo mundo. Ele não é lá um grande inimigo em termos de poderes – até porque não possui nenhum, se formos levar ao pé da letra – mas ainda assim consegue ser bem perigoso em combate direto com o Escalador de Paredes.
Criando hologramas, explosões e efeitos de óptica, ele consegue iludir muitos personagens – e não só o Aranha, já que também causou o inferno na vida do Demolidor. Ele até domina técnicas como hipnotismo, mas não é um vilão muito poderoso se o Homem-Aranha reconhece sua presença e passa a se guiar exclusivamente pelo seu Sentido-Aranha.
Electro
Electro é um vilão muito interessante da galeria do Homem-Aranha, por ser um grande condutor e gerador de eletricidade. Na maior parte das suas histórias, ele não direciona seu ódio exclusivamente ao Aracnídeo, mas sim à cidade de Nova York, prometendo apagões e grandes prejuízos nas estruturas elétricas do local.
Capaz de criar raios, faíscas e potentes rajadas de energia elétrica, ele pode “viajar” através dessas correntes, se teletransportando com muita facilidade. Porém, desde o começo de suas aventuras, Peter Parker já tem um traje específico para enfrentar o vilão, capaz de aterrá-lo e deixá-lo imune aos ataques carregados, o que faz com que Electro caia alguns itens na lista…
Rino
Todo herói que se preze deve ter pelo menos um vilão do tipo “brutamontes fora de controle”. E no caso do Homem-Aranha, ninguém cumpre tão bem esse papel quanto o Rino – que nada mais é que um bandido normal que recebeu um traje de rinoceronte e foi bombardeado com raios gama, adquirindo uma força tão monumental quanto a do Hulk.
Capaz de levantar toneladas sem esforço e invulnerável contra tiros e outros tipos de projéteis, Aleksei Sytsevich acabou se tornando um verdadeiro problema para a cidade de Nova York, mesmo sendo visto como chacota por boa parte de seus moradores. Quando está em movimento, ele é um trem imparável, e isso costuma dar muito trabalho para o Herói Aracnídeo!
Homem-Areia
Ainda mais poderoso que o rinoceronte humano é o Homem-Areia, um personagem que já inclusive foi adaptado para os cinemas. Conhecido como um bandido comum, William Baker – posteriormente conhecido por seu codinome, Flint Marko – acabou sofrendo um acidente e viu seu corpo se transformar em grãos de areia.
Seu poder é muito útil em diversas circunstâncias, seja para criar marretas e espadas a partir de seus próprios membros, ou até aumentar e diminuir de tamanho. Ele pode absorver areia de vários locais diferentes, tornando-se um verdadeiro pé no saco. Por outro lado, o vilão possui uma fraqueza bem útil: água. Basta estourar um hidrante e o Homem-Aranha já sai vitorioso.
Kraven, o Caçador
À primeira vista, Sergei Kravinoff pode só parecer um maluco em roupas extravagantes que decidiu tirar férias prolongadas em Nova York. No entanto, o russo é um dos inimigos mais poderosos do Amigão da Vizinhança, justo por ter um vasto conhecimento em caçadas e estar obstinado a conquistar um animal raro: o próprio Homem-Aranha.
Além de ter um treinamento de caça impecável, Kraven, o Caçador é um lutador perspicaz, que já foi capaz de assassinar leões com as próprias mãos. Ele sabe muito sobre armadilhas e armas, e por conta de poções mágicas que bebeu durante os anos, possui todos os atributos físicos melhorados, como a força, durabilidade, reflexos, agilidade e longevidade. É um combo mortal!
Doutor Octopus
Para muitos, o Doutor Octopus é o maior inimigo do Homem-Aranha sem sombra de dúvidas, por ter derrotado o herói várias vezes nas HQs – até mesmo no primeiro encontro dos dois. Ele pode até ser um humano normal, mas os seus tentáculos mecânicos providenciam a ele uma força aumentada, além de reflexos mais rápidos e a capacidade de deter múltiplos inimigos.
Porém, o que torna Otto Octavius realmente perigoso é seu intelecto, que está acima de vários heróis da Marvel. Em certas circunstâncias, ele se prova mais inteligente que o próprio Amigão da Vizinhança, e isso faz dele um vilão muito potente. Não podemos nos esquecer também de quando ele foi capaz de trocar de corpo com o herói, virando o Homem-Aranha Superior.
Duende Verde
Mas apesar disso, o Duende Verde ainda leva um pontinho a mais, não só por ser o inimigo mais popular do Homem-Aranha, mas também por ter levado o herói a extremos que nenhum outro vilão jamais levou. Imbuído do soro do duende, ele possui superforça e uma mentalidade frágil, ainda que conserve muito de seu intelecto genial.
Para piorar, Norman Osborn ainda conta com diversos apetrechos, como seu planador cheio de lâminas afiadas e bombinhas. Ele consegue bater de frente com Peter Parker em diversos quesitos, como agilidade, durabilidade e reflexos, além de já ter acabado com várias coisas que eram preciosas para o Amigão da Vizinhança, como Gwen Stacy.
Venom
No entanto, há um inimigo que supera todos os outros quando o assunto é força e a capacidade de desestabilizar Peter Parker. O Venom é a fusão de dois seres que juraram ódio eterno ao fotógrafo: o simbionte Klyntar que foi usado pela primeira vez pelo próprio Peter; e Eddie Brock, um cara invejoso e raivoso que viu sua vida sendo arruinada por seu rival.
Além dos vários poderes derivados da fisiologia do simbionte – que incluem a projeção de “teias” de gosma, superforça e presas e garras venenosas -, ele ainda conta com algumas memórias de Peter, sendo capaz de sobrepujar o Sentido-Aranha do herói, por exemplo. A sorte é que ele se tornou um herói há um bom tempo, senão a vida de Parker já teria descido pelo ralo…
Para mais informações fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!
Confiram também o InstaGeek88
Leave a Reply