Os Atores que deram vida ao Darth Vader no Cinema!

Os Atores que deram vida ao Darth Vader no Cinema!

Recentemente, Darth Vader teve uma “vida agitada”. Foram muitos anúncios e notícias envolvendo o personagem nos últimos meses, entre elas os retorno de Hayden Christensen para o papel de Anakin/Vader na série de Obi-Wan Kenobi do Disney Plus; a fatalidade do falecimento de David Prowse, um dos intérpretes do personagem na trilogia original de Star Wars, e o aniversário de incríveis 90 anos de James Earl Jones, a macabra voz por trás do vilão.

Por conta disso, uma reflexão tomou conta da minha cabeça nos últimos dias: A quantidade de intérpretes que o ícone criado por George Lucas teve ao longo de mais de 40 anos. Muitos não sabem, mas Darth Vader foi interpretado, ao todo, por oito atores (isso só em live action, sem contar com dubladores para animações, jogos, etc.), sendo necessário só para trilogia original quatro deles! Vamos conhecê-los a seguir:

Jake Lloyd

Jake Lloyd deu vida ao jovem Anakin Skywalker em Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999). Com uma história de vida um pouco trágica, o menino desistiu de atuar depois de sofrer Bullying no colégio por causa do papel e até mesmo se envolveu com drogas e chegou a ser preso. Sua mãe recentemente em uma entrevista afirmou que Lloyd, atualmente com 30 anos, sofre de esquizofrenia e de uma condição psicológica em que ele não sabe que possui a doença. Antes de viver Anakin ele também atuou em Um Herói de Brinquedo (1996) ao lado de Arnold Schwarzenegger.

Hayden Christensen

Hayden Christensen viveu Anakin Skywalker em Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002) e Episódio III: Vingança dos Sith (2005) e vestiu a roupa de Vader no final de A Vingança dos Sith. Depois disso, ele também não despontou na carreira como ator e recebeu na época muitas críticas negativas ao seu trabalho. Mais recentemente, ele assumiu estar se dedicando a vida de fazendeiro, que ele diz que “é um hobby, mas quero ter a aparência de um agricultor adequado. Eu desejo que seja uma fazenda operacional de forma completa, com gado e culturas diferentes”. Apesar disso, ele não largou completamente a atuação e, recentemente, como já dito, seu retorno ao papel de Vader/Anakin foi confirmado para a série de Obi-Wan Kenobi do Disney Plus.

David Prowse

David Prowse foi o homem por trás do traje de Vader nos três filmes da trilogia original de Star Wars (Uma Nova Esperança, Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi). Atleta, fisiculturista e com uma estatura de 1,98 m, Prowse foi também personal trainer de Christopher Reeve para o papel de Superman, em Superman: O Filme, de 1978. Ele faleceu recentemente, em novembro do ano passado, aos 85 anos.

James Earl Jones

Enquanto Prowse era o corpo de Vader na trilogia original, James Earl Jones era a voz. George Lucas o escolheu para isso por causa de seu timbre mais sombrio, que combinava com o personagem. Originalmente, a voz de Prowse seria utilizada, mas o fato de ela não casar nem um pouco com o esperado para Vader, fez com que Lucas optasse por convocar Jones (o diretor chegou a pensar em chamar o lendário Orson Welles, mas a voz de Welles com certeza seria reconhecida pelo público, que associaria a imagem do diretor/ator com o vilão). Outro destaque de sua carreira foi também dublar o Mufasa em O Rei Leão, tanto na Animação de 1994, quanto no Live Action de 2019.

Sebastian Shaw

Sebastian Shaw foi o rosto de Vader que vimos ao final de Retorno de Jedi (1983) quando Luke remove o capacete de seu pai a pedido do mesmo. Além de ser o rosto de Vader, interpretou Anakin quando ele reaparece como espírito da força no corte original de O Retorno de Jedi, sendo mais tarde substituído por Hayden Christensen em uma das edições especiais de George Lucas (mudança que deixou muitos fãs de Star Wars um pouco revoltados). Shaw foi um grade ator de Cinema, televisão e teatro britânico. Faleceu em 1994, aos 89 anos.

Bob Anderson

Bob Anderson foi o dublê de Darth Vader para as cenas de luta na trilogia original. Esgrimista profissional, ele chegou até mesmo a competir em Olimpíadas pela Inglaterra antes de se dedicar a carreira de coreógrafo em Cinema. Ele faleceu em 2012, aos 89 anos.

Spencer Wilding

Spencer Wilding foi um dos responsáveis por viver Vader em sua participação em Rogue One: Uma História Star Wars (2016). Ele foi lutador de Boxe e Kickboxing e atualmente se dedica no cinema a dar vida a criaturas, trabalhando também em Guardiões da Galáxia (2014) e Game of Thrones (2011-2019).

Daniel Naprous

Para fechar, temos Daniel Naprous, que foi responsável pela cena em que Darth Vader aparece em ação no final de Rogue One (aquela perfeição!). Ele trabalha como coreografo e dublê em cinema e já trabalhou também em Harry Potter e Filhos da Esperança (2006).


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.