Semana passada, inspirados pelo caso de Bridger Walker e pela solidariedade de Chris Evans com o menino, escrevemos aqui no Maratonando Pop uma matéria falando sobre os melhores momentos do herói o qual Evans deu vida no Universo Cinematográfico Marvel: O Capitão América.
Devido a excelente repercussão e respostas dos nossos leitores ao texto pedindo os melhores momentos de um outro herói, uma faísca de um velho conflito (ou de uma Guerra Civil) se acendeu por aqui: Capitão América vs Homem de Ferro.
Sendo assim, como aqui no Maratonando a voz do povo é a voz de Deus, vamos então aos melhores momentos do Homem de Ferro no MCU!
O Início de tudo (Homem de Ferro, 2008)
Para iniciar essa lista nada mais justo do que o primeiro voo (ou tentativa de um) pelo nosso amado herói. Nessa sequência do primeiro filme do Homem de Ferro temos Tony Stark pondo a prova toda sua genialidade. Quando ele é capturado por um grupo terrorista que o obriga a construir um míssil, Tony, com a ajuda do também refém Yinsen, secretamente desenvolve (com sucata) um protótipo do que viria a ser a armadura do Homem de Ferro para escapar do grupo. Essa é uma excelente sequência de ação nas mãos do diretor Jon Favreau e merece abrir essa lista.
Primeira missão (Homem de Ferro, 2008)
Essa sequência de arrepiar marca o reencontro de Stark com o grupo terrorista que o fez prisioneiro anteriormente. Não só isso, essa é também primeira vez que vemos Homem de Ferro “completo” em ação nos cinemas. Retornando para o local onde foi encarcerado, e com uma nova mentalidade a respeito da venda de armas e da guerra, Stark confronta os terroristas e liberta das mãos deles os aldeões do território que eles controlavam. O resultado é uma sequência de ação emocionante do início ao fim.
“Eu sou o Homem de Ferro” (Homem de Ferro, 2008)
O primeiro filme do nosso herói foi fechado com chave de ouro com essa cena (que fica ainda melhor com a música “Iron Man”, da banda britânica de Heavy Metal Black Sabbath). Aqui Tony Stark revela publicamente sua identidade de Homem de Ferro em uma coletiva de imprensa. Ela pode ter encerrado seu primeiro longa, porém, também deu início ao Universo Cinematográfico Marvel dos cinemas de forma simbólica. A partir daqui o resultado, doze anos depois, seria uma das franquias mais lucrativas da história do cinema.
Lutando contra os drones de Ivan Vanko (Homem de Ferro 2, 2010)
Essa sequência está entre as melhores (se não a melhor) do segundo longa do nosso herói. Aqui Tony luta pela primeira vez ao lado de James Rhodes. Os dois, Trajados de Homem de Ferro e Máquina de combate, respectivamente, entram em combate contra os drones construídos por Ivan Vanko (um dos vilões do filme) para o rival de Stark: Justin Hammer.
Salvando Nova York do míssil Chitauri (Os Vingadores, 2012)
No primeiro filme dos Vingadores, a batalha de Nova York foi com certeza um grande exemplo de “O melhor ficou para o final”. Nela acompanhamos os maiores heróis da terra reunidos pela primeira vez para um grande combate juntos. Todos eles tiveram sua função e momento de brilhar. Porém, como aqui o holofote é todo do Homem de Ferro, seu destaque foi o esforço/sacrifício para levar o míssil dos Chitauri para fora de Nova York, impedindo a destruição da cidade e salvando milhões de vidas.
Festa de arromba (Homem de Ferro 3, 2013)
Não, meu caro leitor, aqui não estamos falando daquela música do Erasmo Carlos, o “Tremendão”. Estamos falando de uma sequência chave do polêmico terceiro filme solo do Homem de Ferro (que por muitos é tido como o pior filme de todo MCU). Nela, Tony põe para combate todas as armaduras, que ele construiu após os eventos do primeiro Vingadores, na luta final contra o vilão do filme, Aldrich Killian. Essa ação ficou intitulada por ele como “Protocolo festa de arromba”.
Hulkbuster (Vingadores: Era de Ultron, 2015)
Aqui temos a cena de Vingadores: Era de Ultron em que o Homem de Ferro enfrenta o Hulk. O grande diferencial, porém, vem do fato de que é nela que vemos Tony Stark utilizar pela primeira vez a Hulkbuster. Armadura criada por ele especialmente para conter o alter ego de Bruce Banner, que aqui estava sob controle da feiticeira escarlate. O resultado é uma excelente sequência de ação e uma das mais esperadas pelos espectadores.
Embate contra Bucky e Capitão América (Capitão América: Guerra Civil, 2016)
Presente também na lista do Capitão América, essa sequência do terceiro longa do sentinela da liberdade recria o famoso embate dele contra o Homem de Ferro. Aqui Tony parte para cima de Bucky Barnes sem pensar duas vezes quando descobre que ele é o responsável pela morte de seus pais. Agindo sem piedade e sem pensar em possíveis consequências, temos uma excelente cena de ação que representou um ponto de virada nos cinemas tanto para Stark quanto para Rogers, que partiu para briga com intuito de defender Barnes.
“Eu te amo mil milhões” (Vingadores: Ultimato, 2019)
Esse, um dos mais adoráveis momentos de todo o MCU, nos mostra outro lado de Tony Stark. Experimentando uma nova vida após os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita, Tony decidiu se dedicar a construí-la ao lado de Pepper Pots, com quem teve uma filha: Morgan Stark. O fato dessa não ser uma sequência de ação onde vemos Stark trajado de Homem de Ferro, mas, na verdade ser uma em que acompanhamos ele assumindo a função inédita de pai não tira seus méritos de estar nessa lista de qualquer forma. Ela nos revela um lado mais humano (e fofo) do nosso querido Tony Stark.
O sacrifício (Vingadores: Ultimato, 2019)
Para encerrar não poderia ser outro momento a não ser esse que emocionou espectadores ao redor do mundo. O sacrifício de Tony Stark na batalha contra Thanos em Vingadores: Ultimato marcou não só a vitória dos maiores heróis da terra contra o titã louco, como também pôs a prova todo heroísmo do Homem de Ferro. É aqui que Tony troca sua vida pela de terceiros (nesse caso específico, do universo inteiro). Um dos fundamentos do que é ser um Herói.
Leave a Reply