Stallone Cobra 35 anos: Um Clássico Cult de ação dos anos 80!

Stallone Cobra 35 anos: Um Clássico Cult de ação dos anos 80!

Em 2021, Stallone Cobra completa 35 anos de seu lançamento original nos cinemas. Lançado em 1986, o filme nos apresenta a figura do policial durão Marion Cobretti, vivido pelo ator Sylvester Stallone. No longa, Cobretti, que é conhecido somente como “Cobra”, realiza missões de alto risco que, geralmente, são recusadas por outros policiais. Quando um assassino começa a cometer crimes misteriosos, ele é convocado para detê-lo e para proteger suas futuras vítimas.

Considerado um clássico Cult de ação, Stallone Cobra acumula uma legião de fãs e se tornou um dos papéis mais lembrados de Stallone nas telonas. Por conta disso, hoje contamos mais para vocês sobre a história do filme ao longo dos anos e, consequentemente, como ele conquistou esse status!

Início de tudo

Vivendo seu auge, o filme foi a tentativa de Stallone de emplacar mais um sucesso na sua carreira após ter sido bem sucedido como os heróis de ação Rocky e Rambo. O ator, inclusive, escreveu o roteiro do longa, que é baseado em um livro chamado “Fair Game“, de Paula Gosling. Além disso, Stallone também teve muita influência na direção do filme, que foi creditada para George P. Cosmatos. Esse já havia trabalhado antes com o ator, em Rambo II: A Missão, de 1985.

Stallone quase foi Axel Foley

Na época, Stallone abriu mão do papel de Axel Foley em Um Tira da Pesada, de 1984, para trabalhar em Stallone Cobra. Segundo boatos, o ator decidiu abandonar o papel depois do estúdio recusar suas ideias de dar um tom sombrio e violento para a história e, no final das contas, o papel acabou ficando com o ator e humorista Eddie Murphy.

A imagem e personalidade de Cobra

Dois anos antes do lançamento de Stallone Cobra, outro clássico de ação havia sido lançado: O Exterminador do Futuro, com Arnold Schwarzenegger, de 1984. Dito isso, são notáveis algumas influências estéticas e narrativas desse em Cobra, como o próprio visual do policial vivido por Stallone e a trama que mostra uma mulher sendo perseguida.

Além disso, um dos fatos marcantes e até um tanto quanto polêmicos do filme foi a personalidade de Cobra em si. Para retratar a figura de um policial durão, Stallone usou e abusou de diálogos e comportamentos para tal, como a icônica cena em que o personagem corta pizza congelada com uma tesoura.

O nome Marion Cobretti

Como dito, o nome verdadeiro de Cobra é Marion Cobretti. A ideia do nome Marion veio do icônico ator John Wayne, famoso por seus papéis em filmes Westerns no auge do gênero nos cinemas. O astro, na verdade, se chamava Marion, nome esse que, na língua inglesa, é de cunho predominantemente feminino. Wayne, assim como o personagem de Cobra, não se orgulhava dessa fato.

Brigiette Nielsen

A atriz que interpreta o interesse amoroso de Cobra no filme e um dos alvos da gangue de assassinos em massa é a atriz e modelo Brigiette Nielsen. Um fato curioso é que, na época, ela era a esposa de Stallone na vida real.  

Cult de ação dos anos 80

Stallone Cobra foi massacrado pela crítica na época de seu lançamento original e não fez o sucesso financeiro esperado, frustrando os planos de possíveis sequências e da construção de uma franquia como eram os casos dos outros heróis de Stallone. As principais críticas ao filme voltavam-se para o seu roteiro, assim como o excesso de violência gráfica. Quando lançado, inclusive, o filme foi indicado a seis Framboesas de Ouro, o famigerado Oscar às avessas, incluindo o “prêmio” de Pior Filme.

Apesar disso, nas últimas décadas, o longa vem conquistando uma legião de fãs, tornando-se um clássico cult de ação da década de 80, amado tanto pelos fãs do gênero, quanto pelos fãs de Sylvester Stallone. Um “argumento” utilizado pelos defensores do longa é que esse é um dos casos de filme que é tão ruim, que acaba ficando bom.

Dublagem icônica

No Brasil, um dos fatos mais icônicos sobre Stallone Cobra foi a sua dublagem. Foram vários diálogos do filme que se tornaram marcantes na versão brasileira, como o famoso ”Você é uma doença. Eu sou a cura”, que Cobra profere a um assaltante numa das cenas iniciais da projeção. O dublador de Stallone no filme foi André Filho.

Série de TV

Em 2019, Stallone falou que tinha planos de trazer Cobra de volta as telas, com uma série de Tv, que seria comandada pelo diretor e roteirista Robert Rodriguez, de Sin City e Alita. Nenhuma informação a mais foi divulgada, mas com certeza essa seria uma experiência divertida.


Fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Twitter

Youtube


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.