Tudo sobre a Mulher-Maravilha!

Tudo sobre a Mulher-Maravilha!

Introdução

Mulher-Maravilha/Diana Prince foi criada em 1941 pelo psicólogo William Moulton Marston. Parte da chamada era de ouro dos quadrinhos, época em que surgiram heróis como Batman e Superman, a heroína da DC Comics foi uma maneira que Marston encontrou de passar a sua mensagem sobre a força e o poder do sexo feminino, sendo várias mulheres que passaram pela vida dele a sua fonte de inspiração para a personagem, como é o caso de uma suas esposas, que estudou na primeira faculdade destinada para mulheres dos Estados Unidos.

Utilizando elementos da mitologia greco-romana, Marston imaginou Diana como sendo uma guerreira amazona advinda de Themyscira, a ilha paraíso oculta do resto do mundo e lar das amazonas. A heroína fez sua primeira aparição na revista All Star Comics #8, em dezembro de 1941, para mais tarde ganhar seu título próprio; Wonder Woman #1, de maio de 1942.

Capa de Mulher Maravilha #1.

Hoje em dia, 80 anos depois, a Mulher Maravilha de Marston se tornou um dos maiores ícones da Cultura Pop de toda a história, sendo adaptada para mídias como TV e Cinema e servindo de inspiração e símbolo de luta para muitas mulheres ao redor do mundo.

Quadrinhos para conhecer a Mulher-Maravilha

Deuses e Mortais

A fase do quadrinista George Perez a frente dos títulos da Mulher-Maravilha é considerada a melhor de todas pela maioria dos fãs da personagem. Nos anos 80, Perez, um dos maiores autores de quadrinhos da história, recontou a origem e reformulou toda a mitologia da guerreira amazona, após o evento conhecido como a crise nas infinitas terras. O primeiro volume dessas histórias é um bom caminho para conhecer a personagem nos quadrinhos.

O Espírito da Verdade

Essa história foi escrita por Paul Dini e ilustrada pelo mestre Alex Ross. Um bom quadrinho que ilustra bem os valores do heroísmo de Diana, na trama, acompanhamos a princesa de Themyscira sendo posta a prova em acontecimentos político-culturais que a levam a uma reflexão sobre seus próprios valores e sobre o mundo para onde ela foi enviada para servir como heroína.

Os Novos 52

O arco de Diana na fase da DC Comics conhecida como Os Novos 52, de Brian Azarello e Cliff Chiang, se tornou um dos mais aclamados de todos. Assim como George Perez, Azarello reinventou a história de Diana em diversos pontos, principalmente estabelecendo uma nova origem onde ela não teria sido mais moldada no barro por Hipólita, mas na verdade ela é filha dessa com o próprio Zeus.

A Verdadeira Amazona

Escrito pela grande quadrinista Jill Thompson, A Verdadeira Amazona é uma história que, como seu nome indica, nos mostra a jornada de Diana para compreender o seu verdadeiro propósito. O grande destaque foi o fato de Thompson ter feito a mão todas artes, resultando em um belo quadrinho visualmente falando.

O Círculo

Por último, temos O Círculo. Escrita por Gail Simone, Terry Dodson e Rachel Dodson, esse quadrinho nos mostra Diana tendo que enfrentar um dos maiores desafios de sua história: O grupo de Amazonas traidoras conhecido como O Círculo, que, liderado por Alcione, estão em busca de destruí-la.

Poderes e Habilidades

Entre os principais poderes e habilidades de Diana Prince estão super força, voo e os seus utensílios como o laço da verdade, que além de extremamente resistente, faz com que qualquer indivíduo diga a verdade, e os seus braceletes, feitos a partir dos restos de um escudo de Zeus. Somam-se a esses, a bondade, inteligência e altruísmo pelos quais Diana é também conhecida.

Vilões

Quando o assunto são oponentes, Mulher-Maravilha já foi desafiada por vilões como a Mulher Leopardo, Maxwell Lord, Ares, o deus da Guerra, e Circe, figura mitológica que aprisionou Ulisses nas histórias Ilíada e Odisseia, de Homero.

A Mulher Leopardo/Barbara Minerva e Maxwell Lord de Mulher Maravilha 1984, vividos por Kirsten Wig e Pedro Pascal, respectivamente.

No cinema e TV

Em outras mídias além dos quadrinhos, como dito anteriormente, Diana Prince já esteve presente em filmes, séries e animações, com os maiores destaques sendo para a série dos anos 70, estrelada por Lynda Carter e que durou de 1975 a 1979, e a versão recente vivida por Gal Gadot no Universo DC nas telas, que já conta com dois filmes: Mulher Maravilha, de 2017, e Mulher Maravilha 1984, de 2020, além de aparições em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, de 2016 (a primeira delas) e Liga da Justiça, tanto a versão de 2017, quanto o Snyder Cut de 2021.

Lynda Carter e Gal Gadot

Curiosidades

Jato Invisível

Um dos pontos mais divertidos das histórias da heroína é o seu jato invisível. Considerado inútil por muitos, ele trata-se não somente de um meio de locomoção, já que Diana pode atribui-lo a forma que ela quiser.

Se comunica com animais

Sim, isso deveria estar no tópico poderes e habilidades, porém, é tão curioso, que merecia vir para as curiosidades: Diana Prince tem o poder de se comunicar com animais e até mesmo com dinossauros.

O amor da sua vida

O amor da vida de Diana é Steve Trevor, major da força aérea americana que vai parar na ilha paraíso por acidente. Nos quadrinhos, Steve chegou a se casar com Diana e, consequentemente, se tornar príncipe de Themyscira.

No cinema Steve Trevor é vivido pelo ator Chris Pine.

Gal Gadot quase não foi a Mulher-Maravilha

Antes de ser atriz, Gal Gadot serviu as forças armadas de Israel e chegou a competir como miss para o seu país. Porém, ela quase desistiu da carreira de atriz pois sempre que se deslocava para os EUA para testes, ela quase nunca passava… até o dia que foi escolhida para viver Diana Prince.

Fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Twitter

Youtube


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.