TUDO SOBRE GALADRIEL

TUDO SOBRE GALADRIEL

Galadriel era a “Senhora” dos bosques de Lothlórien, que ela governava com Celeborn seu marido.

Uma das maiores dos Elfos na Terra-média, ela superou quase todos os outros em beleza, conhecimento e poder. Ela portava Nenya, um dos três anéis de poder élficos. J.R.R. Tolkien pensava nela como uma das mais poderosas e belas de todos os Elfos que restaram na Terra-média na Terceira Era.

Ela era a única filha e filha mais nova de Finarfin, príncipe dos Noldor e de Eärwen, cuja prima era Lúthien. Seus irmãos mais velhos eram Finrod FelagundOrodrethAngrod, e Aegnor. Galadriel era sobrinha de Fëanor, o elfo mais importante do início da Primeira Era.

Sua História

Galadriel nasceu em Valinor nos Anos das Árvores, antes da Primeira Era do Sol. Grande parte da história de Galadriel é confusa, e há vários contos distintos contados sobre ela reunidos em Contos Inacabados. De acordo com o relato mais antigo, usado em O Silmarillion, Galadriel foi uma participante ansiosa e líder na rebelião dos Noldor e sua fuga de Valinor, devido ao seu desejo de um dia governar nas terras da Terra-média.

Ela estava ansiosa para ver a Terra-média, tendo ouvido falar dela de Fëanor, e queria governar um reino próprio. Ela não fez nenhum juramento e pensava como seu primo Fingon, filho de Fingolfin.

No entanto, separada de Fëanor e seus parentes, ela e seu povo não participou do Fatricídio em Alqualondë. Em vez disso, eles seguiram Fingolfin e cruzaram o Helcaraxë no extremo norte.

Durante a Primeira Era

Uma vez em Beleriand, ela viveu com um de seus irmãos, provavelmente Finrod, mas passou muito tempo na corte de Thingol e Melian em Menegroth, onde ela chegou em 52 PE e foi bem recebida por causa de sua relação familiar com o irmão de Thingol, Olwë, avô materno de Galadriel. Ela conheceu Celeborn, um parente de Thingol, em Doriath. Ela também viajou para visitar seu irmão, Finrod, em seu reino de Nargothrond várias vezes. Seus outros três irmãos foram mortos durante várias batalhas na Primeira Era.

Galadriel tornou-se amiga de Melian, a Maia, que queria saber a causa do Exílio dos Noldor. Galadriel apenas narrou brevemente a história para ela, deixando de fora a morte de Finwë, o Fratricídio em Alqualondë, e a queima dos navios em Losgar.

Ela não teve nenhum papel nas principais guerras da Primeira Era, acreditando que derrotar Morgoth estava além do poder dos Eldar; quando Morgoth foi derrotado pela vinda dos Valar do Ocidente, ela, não tendo desempenhado nenhum papel no Fratricídio anterior, recebeu a oferta de retorno seguro a Valinor. No entanto, ela optou por não deixar a Terra-média, e foi a única líder dos exilados Noldor a permanecer após a Primeira Era.

Durante a Segunda Era (Período onde se passa a série)

Celeborn e Galadriel viajaram primeiro para Lindon, onde governaram um grupo de Elfos como um feudo sob Gil-galad, o Alto Rei dos Noldor. Algum tempo depois, eles tiveram uma filha, Celebrían. Eles se mudaram para o leste e estabeleceram o reino de Eregion, ou Hollin, que governaram sob Gil-galad. Eregion, a oeste das Montanhas Nebulosas perto de Khazad-dûm, era um reino próspero durante este tempo, e tinha comércio aberto com os Anãos. Além disso, durante esse tempo, eles fizeram contato com um assentamento Nandorin no vale do Anduin, mais tarde conhecido como Lothlórien. Posteriormente, quando Celebrimbor assumiu o governo de Eregion, Galadriel partiu pelas minas de Khazad-dûm. Após a morte do Rei Amdír, na Guerra da Última Aliança, e a partida de seu filho Amroth, Celeborn e Galadriel se tornaram o Senhor e Senhora de Lothlórien.

Na Segunda Era, o Maia Annatar, “Senhor dos Presentes”, guiou Celebrimbor e os outros Ñoldor de Eregion na criação dos Anéis do Poder. Galadriel teve desconfiança imediata em Annatar, o que mais tarde foi justificado quando foi revelado que ele era Sauron. Galadriel aconselhou Celebrimbor a esconder os anéis, e quando Eregion foi atacado, ela foi incumbida de um dos Três Anéis dos Elfos. Seu anel era Nenya, o Anel da Água.

Consciente do poder de Sauron, e desejando frustrá-lo, ela não usou os poderes de seu anel enquanto o Um Anel estivesse nas mãos de Sauron. No entanto, durante a Terceira Era, quando o Um Anel foi perdido, ela o colocou em bom uso protegendo as fronteiras de seu reino, pois os poderes de seu anel eram proteção, preservação e ocultação do mal.

Durante a Terceira Era (Período dos filmes)

Através do casamento de Celebrían com Elrond, Galadriel era a avó de Elladan, Elrohir, e Arwen.

As histórias contam pouco sobre Galadriel ou Celeborn durante muitos séculos na Terceira Era, mas após a formação do Conselho Branco em 2463 TE ela colocou seu poder em oposição a Sauron. Durante a invasão do Balchoth, Galadriel forneceu ajuda a Eorl, o Jovem e a Éothéod na forma de uma névoa branca que os protegeu dos males de Sauron em Dol Guldur e a visão de seus inimigos. Isso permitiu que os Éothéod cavalgassem despercebidos até a Batalha do Campo do Celebrante. Eles se tornariam os Rohirrim, mas olhavam para ela e para o Bosque Dourado com medo.

Ela desempenhou um papel fundamental na formação do Conselho Branco, embora seu conselho de colocar Gandalf à frente dele não tenha sido seguido.

Na Guerra do Anel

Pouco antes da Guerra do Anel, Galadriel hospedou a Sociedade do Anel após sua fuga das minas de Moria.

Uma vez em Caras Galadhon, Galadriel permitiu que Frodo Bolseiro e Samwise Gamgee espiassem o Espelho de Galadriel, permitindo-lhes vislumbrar possíveis eventos do futuro. Ela, por sua vez, foi testada quando Frodo mais tarde se ofereceu para colocar o Um Anel em seu poder. Para ilustrar o que aconteceria se ela aceitasse, ela apresentou uma imagem de si mesma corrompida pelo anel.

Então ela rapidamente retornou à sua forma original, aparentemente menor e mais frágil do que antes, declarando: “Eu passei no teste”, recusando o Anel e aceitando o destino de diminuir (como o tempo do Domínio de Homens tinha chegado), e retornando finalmente para Valinor. Quando a Sociedade partiu, ela deu a cada membro um presente e um manto élfico, e equipou o grupo com barcos e suprimentos. Gimli, em particular, foi tocado pela nobreza e beleza de Galadriel, e pediu uma mecha de seu cabelo dourado como herança de sua casa; ela generosamente lhe deu três (tendo recusado o mesmo pedido de Fëanor), que mais tarde ele colocou em um cristal inexpugnável.

Adaptações Cinema e Streaming

Na trilogia de filmes de O Senhor dos Anéis e em O Hobbit, Galadriel foi interpretada maravilhosamente pela atriz Cate Blanchett. Agora em Os Anéis do Poder, a personagem está sendo vivida pela atriz Morfydd Clark, em uma versão mais guerreira da poderosa elfa.

Você pode conferir as aventuras de Galadriel na Terra-Média, assistindo a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder que já está disponível no Prime Video.

Para mais informações fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

YouTube

Confiram também o InstaGeek88


Posted

in

,

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.