Great Scott! Esse ano completam 35 anos do lançamento do primeiro filme da franquia De Volta para o Futuro (1985). Estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd e sob comando do diretor americano Robert Zemeckis (também responsável por outros grandes clássicos como Forrest Gump de 1994 e Uma Cilada para Roger Rabbit de 1988), o primeiro longa realizado em 1985 não demorou a se tornar um sucesso. No ano de seu lançamento foi a maior bilheteria com US$ 380 milhões arrecadados mundialmente, recebendo também aclamação crítica e resultando em duas continuações: De Volta Para o Futuro Parte II (1989) e De Volta para o Futuro Parte III (1990).
Para comemorar a data, listamos dez curiosidades de um dos maiores e mais queridos clássicos da Cultura Pop da história!
1- Eric Stoltz era o ator original de Marty Mcfly
Antes de Michael J. Fox (que era a primeira opção do diretor, mas devido a outros compromissos negou o papel em um primeiro momento) a escolha foi o estadunidense Eric Stoltz, porém após cinco semanas de filmagens o ator foi demitido. O motivo, segundo Robert Zemeckis em uma entrevista presente no livro “We Don’t Need Roads: The Making of the Back to the Future Trilogy”, foi porque Eric apesar de um ótimo ator, não trazia o humor necessário para o personagem.
2- Geladeira como máquina do tempo
O conceito original era de que a máquina do tempo fosse uma geladeira, mas a ideia foi descartada por conta do medo dos produtores do aumento de acidentes domésticos com crianças brincando de viagem no tempo.
3- Robert Zemeckis inicialmente tentou vender o projeto para a Disney
Após o projeto ser rejeitado por alguns estúdios, Zemeckis tentou levar sua ideia para a casa do Mickey. Porém, os executivos da Disney acreditavam que um filme em que a mãe se apaixonava pelo seu próprio filho não era apropriado para um filme da companhia e acabaram por rejeitar o longa.
4- The Power of Love
A icônica música de abertura do filme, interpretada pela banda estadunidense Huey Lewis & the News, chegou a liderar o Hot 100 da Billboard.
5- Steven Spielberg foi um dos produtores do filme
Após Robert Zemeckis e o roteirista Bob Gale escreverem o roteiro do filme, foi Steven Spielberg quem assinou como produtor executivo. O filme faz parte do grande catálogo da produtora comandada por Spielberg, a Amblin Entertainment, também responsável por outros sucessos do Cinema Pop dos anos 80 como Os Goonies (1985) e Os Gremlins (1984), assim como a maioria dos trabalhos de Spielberg no cargo de diretor.
6- Culturalmente, historicamente e esteticamente significante!
Em 2007, a biblioteca do congresso estadunidense selecionou o filme para ser preservado no National Film Registry, por ter sido considerado “Culturalmente, historicamente e esteticamente significante”.
7- Décima maior Ficção-científica dos Estados Unidos
Em 2008, o instituto Norte-americano de cinema (American Film Institute, AFI) elegeu o filme como a décima maior Ficção-científica produzida nos Estados Unidos. A iniciativa do Instituto foi de listar os dez melhores filmes americanos de cada um dos principais gêneros do Cinema, resultando nessa posição significante para o primeiro De Volta para o Futuro.
8- DMC DeLorean
O icônico carro do filme, produzido pela companhia irlandesa DeLorean Motor Company, teve apenas 9 mil unidades produzidas. Estima-se que hoje em dia cerca de 6 mil ainda estejam em circulação.
9- Oscar 1986
O filme foi indicado em quatro categorias da premiação realizada em 1986: Melhor roteiro original, melhores efeitos especiais, melhor canção e melhor som, saindo vitorioso na última.
10- Efeitos especiais
Os efeitos especiais do filme foram feitos pela Industrial Light & Magic, empresa subsidiária da LucasFilm fundada por George Lucas.
Leave a Reply