Christopher Reeve: O Superman nas Telas e na Vida Real!

Christopher Reeve: O Superman nas Telas e na Vida Real!

Muitos consideram que o maior herói de todos os tempos nasceu em junho de 1938, por conta da criação do Superman por Jerry Siegel e Joe Shuster para a revista Action Comics nesse referido ano. Isso tende a ser verdade quando pensamos em super-heróis nos quadrinhos. Porém, o verdadeiro maior herói de todos os tempos (quando eu falo verdadeiro me refiro a um homem de carne e osso) nasceu em 25 de setembro de 1952. Coincidentemente, esse referido maior herói de todos foi o homem que deu vida ao Superman nos cinemas: Christopher Reeve.

O ator norte-americano se estivesse vivo hoje completaria 68 anos. Christopher Reeve, como já dito, foi intérprete do Superman. Foram quatro ocasiões: Superman: O Filme (1978), Superman II: A Aventura Continua (1980), Superman III (1983) e Superman IV: Em Busca da Paz (1987). Eternizado no papel do herói, Reeve ainda hoje é considerado a melhor versão do azulão para as telas. Não só isso, a sua versão do Homem de Aço é a melhor versão de qualquer super-herói para qualquer outra mídia na história do cinema e televisão.

Reeve como Superman.

A realidade dos heróis no cinema antes de Superman: O Filme (1978), dirigido por Richard Donner e com roteiro de Mario Puzo (autor do livro de O Poderoso Chefão), não era das mais brilhantes. Foi somente após o seu lançamento, o primeiro grande sucesso de super-heróis no cinema, que esses provavam que, caso bem explorados, poderiam render bons frutos para a indústria.

O material promocional do filme dizia: “Você vai acreditar que um homem pode voar” e a peça fundamental para validação desse slogan foi Christopher Reeve. Um carisma inigualável, um físico e rosto perfeitos para o herói e uma atuação incrível que transitava de forma incomparável entre um desajeitado Clark Kent e um imponente Superman, Reeve inspirou e continua inspirando gerações com seu papel.

Reeve e Margot Kidder como Clark Kent e Lois Lane.

Porém, como a vida tem daquelas surpresas e reviravoltas, em 1995 um trágico acidente acabou deixando nosso herói debilitado. Em uma competição de hipismo, Reeve sofreu uma queda de um cavalo que acabou o deixando tetraplégico, preso a uma cadeira de rodas e respirando com a ajuda de um aparelho. Porém, se engana quem acha que por conta disso o Homem de Aço desistiu ou se abateu.

Por nove anos o ator se dedicou a financiar pesquisas com células tronco em busca de melhorar a qualidade de vida de pessoas na mesma situação que a sua. Para isso, fundou a Christopher Reeve Paralysis Foundation, sendo condecorado em 2003 com o Prêmio Lasker, dedicado a pessoas que fazem alguma contribuição significativa para estudos no campo da medicina. Além disso, Reeve nunca se escondeu de aparições públicas, onde sempre mantinha um sorriso no rosto, e até mesmo chegou a atuar independente de sua condição.

Em 1996, um ano depois do acidente, foi ovacionado de pé pela plateia do Oscar daquele ano. Além disso, em 1998, atuou em um remake de Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock, que o rendeu o SAG awards de Melhor Ator em minissérie ou Filme para a televisão. Em 2002, participou também de dois episódios de Smallville (série focada na juventude do Superman) como o Dr. Swann, um especialista sobre o planeta Krypton.

Reeve sendo ovacionado no Oscar de 1996. Malditos cortadores de cebola que sempre vem para perto de mim quando eu assisto esse vídeo…

Infelizmente, em 10 de outubro 2004, aos 52 anos, Christopher Reeve nos deixou devido a um infarto, causado por uma infecção advinda de uma complicação por conta de seu estado de saúde. Ao partir para alçar seus voos em outros céus, o ator deixou sua esposa, Dana (que veio a falecer dois anos depois devido a um câncer), e três filhos: Will, Matthew e Alexandra, que hoje em dia, entre outras atividades, se dedicam em administrar a fundação de seu pai.

Reeve e sua família.

Nos mostrando a força de um verdadeiro Super-Homem, Christopher Reeve, em suas palavras, demonstrou que: “Um herói é um indivíduo comum que encontra a força para perseverar e resistir apesar dos obstáculos devastadores.” Dito isso, sempre haverá um Superman. Porém, Christopher Reeve sempre será O Superman. A lenda diz que o foguete vindo de Krypton teria caído no estado americano do Kansas. Eu prefiro acreditar que foi Nova York, em setembro de 1952. Obrigado, Christopher… digo, Superman. Seu legado será eterno em nossos corações!


Posted

in

by

Tags:

Comments

2 responses to “Christopher Reeve: O Superman nas Telas e na Vida Real!”

  1. […] vinha do sucesso de Superman: O Filme (1978), o primeiro filme do Homem de Aço estrelado por Christopher Reeve. Após Os Goonies, ele foi diretor de outros sucessos, como a franquia Máquina Mortífera, […]

  2. […] Bros, que já havia adaptado o Superman para os cinemas em quatro longas estrelados pelo lendário Christopher Reeve, decidiu trazer também o Batman para as telonas. O estúdio, na verdade, foi o único a aceitar a […]

Leave a Reply

Your email address will not be published.