WAKANDA: SAIBA TUDO SOBRE O PAÍS GOVERNADO PELO PANTERA NEGRA!

WAKANDA: SAIBA TUDO SOBRE O PAÍS GOVERNADO PELO PANTERA NEGRA!

Um dos países fictícios mais conhecidos e populares dentre os fãs da cultura pop certamente é Wakanda! Localizado no continente africano, se tornou amado pelos fãs desde que foi apresentado em Guerra Civil (2016) e aprofundado em Pantera Negra (2018). O longa-metragem foi indicado a 7 categorias do Oscar, ganhando 4 delas, um recorde para um filme do gênero.

COMO TUDO COMEÇOU

Milhares de anos antes dos acontecimentos nos quadrinhos da Marvel, o pedaço de terra que se tornaria Wakanda foi lar de um grupo de bestas místicas, conhecidas como Originators. Não tardou até os primeiros humanos chegarem ao local, inicialmente tendo uma convivência com esses seres.

Ao notarem que os humanos estavam abusando dos recursos locais, os seres iniciaram uma guerra. Sendo massacrados, o triunfo dos terráqueos veio com a ajuda de Orisha, o principal deus da cultura local, virando a batalha e conseguindo expulsar os Originators da terra que viria a se chamar Wakanda.

A ORIGEM DO PANTERA NEGRA

Atingida por um meteorito, Wakanda foi privilegiada com a origem de um metal poderosíssimo que ganhou o nome de Vibranium. Seus habitantes, notando as características únicas do elemento, aproveitaram para forjar armas e evoluir suas construções.

 A radiação emitida teve seu lado negativo e fez algumas pessoas se transformarem em demônios, gerando um caos generalizado pelo país. Um homem chamado Bashenga, vendo a situação, resolveu apelar e pedir a ajuda ao Deus Pantera para enfrentar as criaturas. Tendo suas preces atendidas: ele se tornou o primeiro Pantera Negra!

A flora e fauna também foram afetadas pelo astrólito, o que resultou no surgimento da Erva em Formato de Coração, que é consumida pelo nosso herói em vigência para ter seus poderes.

Com o término do confronto e a vitória dos habitantes não demoníacos, a nação de Wakanda foi oficialmente criada. Visada pela abundância do Vibranium e após sofrer inúmeros ataques, os governantes decidiram isolar o país do restante do mundo, evitando confrontos e protegendo seus recursos para que não sejam saqueados. 

QUADRINHOS E CINEMA

O rei mais icônico abordado nos quadrinhos da Marvel foi T’Chaka, que nas telinhas foi morto após uma explosão e nos quadrinhos foi assassinado pelo mercenário Ulysses Klaw. Em ambas oportunidades foi aberto o caminho para seu sucessor T’Challa, que se tornou o Pantera Negra mais famoso das histórias da Marvel. Caso queira relembrar da cena da morte do rei T’Chaka, basta dar play no vídeo! 

https://www.youtube.com/watch?v=R5Ynzp83lko

Wakanda foi retratada em diversas histórias de destaque da Marvel, como a Invasão Secreta, em que se tornou alvo dos Skrulls; o famoso conflito entre os Vingadores e os X-Men, em que deixou os Vingadores usarem seu país como base e se envolveu em um embate contra Namor e Atlântida.

ONDE FICA?

As histórias da Marvel nunca foram muito claras com relação a localização no continente africano, porém há um consenso entre os fãs de que o país fica localizado na região nordeste da África, na área onde ficam países como o Quênia e a Etiópia na realidade. Em algumas ocasiões, Wakanda já foi retratada próxima do Oceano Atlântico e na região central da África. Sua capital e maior cidade é Birnin Zana.

A POLÍTICA

O governo de Wakanda é baseado em uma sociedade pseudo-tribal. O Pantera Negra é o grande líder político e religioso da nação. Esse título, apesar de ser hereditário, pode ser desafiado por qualquer cidadão de Wakanda, que precisa conquistá-lo derrotando o atual governante em uma luta. 

As memórias e conhecimentos dos antepassados são transferidos para o sucessor através do culto à pantera. Isso garante que a civilização tenha um líder mais sábio e competente que o anterior.

Um poderoso exército foi formado como consequência de seu poderio econômico e social. O rei é protegido por suas guarda-costas, chamadas Dora Milaje, um grupo exclusivo de mulheres que são guerreiras altamente treinadas.

Taifa Ngao é um conselho de anciões, que ajuda o Pantera Negra a tomar as principais decisões para guiar a população, que apesar de pequena, conta com 18 tribos distintas.

Apesar da política isolacionista decretada pelos anciões, hoje em dia o país está mais aberta a visitar, sendo uma das nações integrantes da ONU.

VIBRANIUM $

A moeda local é chamada dólar wakandano. Sua maior fonte de riqueza é o vibranium,  que transformou Wakanda em um dos países mais ricos, estáveis e tecnológicos do planeta. Uma única grama do metal chega a custar até US$10 mil e a maior reserva do país possui até 10 mil toneladas! Wakanda também costuma comercializar urânio, carvão e diamantes.

EDUCAÇÃO E SAÚDE

A educação é altamente valorizada e incentivada. Possui uma das menores taxas de analfabetismo do planeta, além de um grande sistema de ensino. Todas as crianças do país são obrigadas a cumprir um ciclo básico de educação de 11 anos em escolas públicas espalhadas no território. Depois de completarem o ciclo, podem escolher entre já ingressar no mercado de trabalho ou em alguma universidade.

Por conta dessa educação de primeira, os cidadãos de Wakanda sabem falar inglês e outras línguas originárias da Europa, além, claro, de suas línguas nativas, como o Wakandano, Yoruba e Hausa.

A medicina também é um outro aspecto bastante avançado na sociedade wakandiana. Todos os cidadãos possuem acesso igualitário ao sistema público de saúde, um sonho, não é mesmo?

O desenvolvido sistema de saúde universal de Wakanda é bancado apenas com impostos e pode ser usado por qualquer cidadão. Desde o nascimento, todo habitante ganha uma miçanga conhecida como Kimoyo, usada para monitorar seus sinais vitais.

O país possui uma das maiores expectativas de vida do planeta e um outro fato curioso é que descobriram a cura para o câncer, porém não dividindo com o resto do mundo. Essa decisão polêmica é justificada por eles não acreditarem que o resto do mundo realmente esteja preocupado com a saúde de suas populações, se assim fosse investiriam menos em guerras e mais em medicina.

HIGH TECH

O desenvolvimento de Wakanda é um caso único. Devido ao extremo isolamento e a grande reserva de Vibranium, a tecnologia do país evoluiu independente do resto do mundo. Possui uma indústria aeronáutica e de computação extremamente a frente das outras nações. Os computadores de lá são impossíveis hackear.

CULTOS A ANIMAIS

Apesar de Wakanda ser uma sociedade extremamente avançada tecnologicamente, não perdeu os laços com sua cultura do passado. Por isso a religião ainda é um aspecto muito presente na vida de seus cidadãos.

A religião principal de Wakanda se apresenta na forma de diferentes cultos a animais.  A maioria desses animais são derivados da aparência dos deuses do antigo Egito. O principal, o Culto à Pantera, adora a deusa Bast e foi fundado por Bashenga, junto com Wakanda. Alguns outros animais também cultuados são o leão, o crocodilo, o gorila, e a hiena. 

REFERÊNCIAS PRESENTES NOS FILMES:

BALTIMORE A CIDADE DO PANTERA NEGRA

Na primeira cena do filme, é mostrado um flashback que acontece em Oakland, nos Estados Unidos. A escolha desse local não é por acaso: a cidade localizada no estado da Califórnia foi o berço do movimento do Partido dos Panteras Negras, que surgiu como reação após episódios seguidos de violência policial cometidos contra a população negra. 

FIGHT THE POWER:

Em uma das cenas que acontecem em Oakland, é possível ver um pôster com os membros do Public Enemy. Formada na década de 1980, o grupo de rap ficou conhecido por conta de suas letras politicamente engajadas e que criticam o racismo estrutural dos Estados Unidos. 

FIGURINO:

Apesar da presença do discurso político e social, Pantera Negra surpreende ao retratar a diversidade cultural de todos os povos africanos. Dirigido por Ryan Coogler (que é negro), o filme apresenta trajes, máscaras e marcas corporais que são inspiradas em diferentes etnias

Os trajes das guerreiras de elite de Wakanda, por exemplo, são inspirados no povo Maasai, que vivem no sul do Quênia e no norte da Tanzânia. Os trajes coloridos utilizados por T’Challa são inspirados em algumas vestes do grupo étnico Akan, que vive no território que compreende Gana, na África Oriental. Um dos conselheiros de T’Challa, que representa um dos grupos étnicos de Wakanda, possui um prato labial semelhante ao utilizado pelos Mursi: eles vivem no sudoeste da Etiópia e mantém tradições religiosas ligadas ao animismo que entendem a relação entre o mundo espiritual e físico a partir da integração com a natureza (como é mostrado em algumas cenas de Pantera Negra).

INFLUÊNCIA NA REALIDADE

Governo americano inclui país fictício do filme Pantera Negra em lista de parceiros comerciais:

O filme Pantera Negra termina com o rei T’Challa anunciando que irá abrir a economia de seu recluso país, Wakanda, para o resto do mundo. Parece que alguém no governo dos Estados Unidos levou a sério este final: o reino fictício do universo Marvel aparecia até hoje como parceira comercial norte-americano em site do Departamento de Agricultura (USDA).

A página em questão era um rastreador de tarifas agrícolas. O site ainda listava as exportações de Wakanda para os Estados Unidos: bodes, cavalos, ovelhas e perus.

Akon diz que ‘Wakanda da vida real’ já está sendo construída no Senegal: ‘Começamos as obras’

Akon Lighting Africa leva eletricidade para 15 países da África com 100 mil lâmpadas e energia solar em 480 comunidades, criando mais de 5 mil empregos;

E a criação de uma “Wakanda real”, perto de Dacar, na capital do Senegal.

Matérias relacionadas:

HOMEM-ARANHA DEVE LIDERAR UMA NOVA EQUIPE DE HERÓIS NOS PRÓXIMOS FILMES DA MARVEL!

PRODUTOR DE LOKI DIZ O QUE O PÚBLICO DEVE ESPERAR DA NOVA SÉRIE DO DISNEY +!

MARVEL ANUNCIA NOVA LINHA DE GRAPHIC NOVELS PROTAGONIZADA POR MILES MORALES!

MARVEL REVELA CENA DELETADA DE GUERRA INFINITA QUE IRIA APRESENTAR O HULK INTELIGENTE!

SAIBA COMO A MARVEL PLANEJA INTRODUZIR O DOUTOR DESTINO NO UCM!

MARVEL DEVE INTRODUZIR O IRMÃO DE THANOS NO UCM NOS PRÓXIMOS FILMES!


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.